![]() |
Passo importante para o fornecimento de água da transposição do Rio São Francisco em áreas estratégicas do RN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou na quarta-feira (28) a primeira etapa do Ramal do Apodi.
A solenidade foi na zona rural de Cachoeira dos Índios, no Sertão Paraibano.
Com 115,5 km de extensão, a estrutura do ramal liga a Barragem Caiçara, na Paraíba, à Barragem Angicos, que fica localizada no estado do Rio Grande do Norte, com vazão projetada de 40 m³/s.
Cobertura
Braço do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF), o Ramal do Apodi é um megaempreendimento de R$ 1,5 bilhão, com 115 quilômetros de extensão, área de influência cobrindo 54 municípios do RN (32), Paraíba (13) e Ceará (9), atendendo a uma população de 750 mil pessoas.
Cronograma
A obra está sendo executada em três etapas, chamadas “marcos”, na linguagem técnica. A primeira foi entregue; a segunda está prevista para o segundo semestre deste ano, e a terceira, em 2026. O trecho do RN, que passa pelo túnel de Major Sales, vai até o reservatório Angicos, em José da Penha, e de lá segue para a Barragem Santa Cruz, em Apodi.
Caminho das Águas
A transposição do Rio São Francisco é considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil e da América Latina. Foi idealizada e iniciada no governo do presidente Lula, com a meta de beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios e 294 comunidades rurais.
![]() |
O projeto foi oficialmente lançado em junho de 2007, após décadas de debates sobre a necessidade de levar as águas do “Velho Chico” para regiões historicamente castigadas pela escassez de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sua opinião é importante!