22 de jul. de 2025

RN tem quase 25% das pontes federais em condições péssimas

Um relatório técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aponta que quase 25% das pontes e pontilhões federais no RN estão em condições consideradas “péssimas” ou “sofríveis”.

O levantamento analisou 164 estruturas em todo o estado. Desse total, 38 receberam as piores classificações.

O estudo avalia a condição estrutural das pontes, tecnicamente chamadas de Obras de Arte Especiais (OAEs), e traz notas que variam de 1 (condição péssima) a 5 (boa condição). No RN, nenhuma ponte recebeu a nota máxima.

A classificação péssima indica que a ponte pode apresentar problemas estruturais ou funcionais que requerem atenção prioritária, como danos no concreto, fissuras ou exposição de armaduras, falhas pilares, danos aos sistemas de drenagem, entre outros.

Em tempo

Em todo o país, o levantamento traz informações de mais de 6,1 mil pontes. Apenas seis estruturas receberam a nota máxima (5), sendo duas em Pernambuco, duas em Sergipe, além de uma no Espírito Santo.

A conservação destes equipamentos ganhou mais importância após o acidente da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Maranhão, que desabou em dezembro de 2024. Na ocasião, 17 morreram. Atualmente, o DNIT segue com a obra para reconstrui-la.


Reembolso de descontos ilegais começa amanhã

A devolução dos descontos indevidos feitos por entidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas começará a ser feita a partir do dia 24 de julho para quem tiver aderido, até esta segunda-feira (21), ao acordo proposto pelo governo federal.

O prazo de adesão vai até 14 de novembro, e o reembolso será feito na conta em que o benefício é pago, por ordem de adesão – quem aderiu primeiro, receberá primeiro. O pagamento será em parcela única, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 600 mil aposentados e pensionista já aderiram ao acordo.

Semana passada, o Ministério da Previdência Social contabilizava 1,4 milhão de pessoas aptas a receber o ressarcimento pelos descontos indevidos feitos pelas entidades associativas.


21 de jul. de 2025

FEQUAJU começa na quarta, 23

Começa nesta quarta-feira, 23, o maior festival cultural do município: o FEQUAJU 2025 – Festival de Quadrilhas Juninas de Serra do Mel.

A programação segue até o sábado (26), reunindo tradição, música, dança e muita emoção no coração da cidade.

A abertura promete encantar com o espetáculo das quadrilhas estilizadas e atrações musicais que vão movimentar o público. Entre os nomes confirmados estão Júnior Viana, Zé Cantor, Efraim, Michele Andrade e Cavaleiros do Forró.

O secretário municipal de Cultura, Huenderson Azevedo, destacou a importância do evento: “O Fequaju é mais que uma festa: é identidade cultural, é orgulho da nossa gente. Estamos prontos para viver dias de arte, tradição e muita alegria e de braços abertos para recebê-los”, disse.

Com estrutura montada, segurança reforçada e uma equipe dedicada, o evento promete ser um marco na temporada junina do RN.

Dá Assessoria


Carnaubais contará com uma Base Descentralizada do SAMU


Uma conquista histórica que representa mais saúde, mais agilidade e mais vidas salvas.

Com essa nova base, Carnaubais passará a contar com uma equipe completa do SAMU, formada por profissionais capacitados prontos para atender 24 horas por dia todas as situações de urgência e emergência.

A chegada do SAMU vai diminuir o tempo de resposta nos atendimentos, garantindo mais eficiência e aumentando as chances de sobrevivência em casos críticos. Um avanço que beneficia não só Carnaubais, mas também toda a região.

Esse é o resultado de uma gestão comprometida, que corre atrás, busca parcerias e trabalha dia após dia para cuidar da nossa gente de verdade.

É mais segurança, mais cuidado e mais qualidade de vida para todos os carnaubaenses.

 Seguimos avançando, com responsabilidade, amor ao povo e compromisso com o futuro de Carnaubais.




A prefeitura informa: vem coisa boa nos 62 anos. Aguardem!

Serão dias de festas, cultura, conquistas, emoções e muito amor por essa terra que pulsa no coração de cada carnaubaense.

Uma programação feita com carinho, pensando em cada canto da cidade e em cada pessoa que faz parte dessa história.

✨ Vem aí algo grandioso…


20 de jul. de 2025

O perigo de elogiar a si mesmo

 “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios” (Pv 27.2).

O autoelogio não fica bem. Não é adequado nem sensato. Não enaltece seu proponente, apequena-o. Elogiar a si mesmo produz um brilho falso. Isso não passa de escuridão moral.

Em primeiro lugar, o autoelogio conspira contra a humildade. A humildade é a porta de entrada da honra. Exaltar a si mesmo, é uma forma inadequada de buscar reconhecimento. É uma postura inaceitável de autopromoção. O bom senso diz que os elogios só adornam o caráter se procederem do próximo. Vangloriar-se é arrogância.

Em segundo lugar, o autoelogio conspira contra a realidade. Aquele que se coloca no pedestal, para acender holofotes sobre si mesmo, perde não apenas o senso do ridículo, mas, também, da realidade. Estes enxergam suas virtudes em lentes de aumento e escondem seus defeitos. Batem palmas para suas pretensas qualidades e varrem para debaixo do tapete suas deficiências.

Em terceiro lugar, o autoelogio conspira contra Deus. O autoelogio conspira contra o próximo, contra si mesmo e contra Deus, pois Deus resiste ao soberbo. Os que são exaltados por Deus não são aqueles que se autopromovem, mas aqueles que se humilham. Os humildes é que serão exaltados. No reino de Deus a pirâmide está invertida. Aquele que quiser ser o maior, será o menor e o servo de todos!

Ver. Hernandes Dias Lopes


Morre Preta Gil, aos 50 anos

A cantora Preta Gil morreu, neste domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. A artista estava em tratamento de câncer de intestino desde janeiro de 2023. 

Em maio, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse, antes de deixar o País.

Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons, e segue o talento musical da família.

Diagnóstico do câncer

A cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestinoem janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista para Ana Maria Braga, naquele ano, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas.

Fonte: Metrópole 

RN tem quase 25% das pontes federais em condições péssimas

Um relatório técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aponta que quase 25% das pontes e pontilhões federais ...