expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

# Toni Martins - Todo mundo lê!

sábado, 27 de abril de 2024

Mutirão removerá vegetação sob ponte entre Carnaubais e Alto do Rodrigues

Docente dos quadros do Campus Ipanguaçu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), o professor Júlio Justino de Araújo mobilizou um grupo que já reúne mais de uma dezena de pessoas para um mutirão que tem por finalidade desalojar a vegetação aquática que se forma embaixo da ponte (foto) localizada por sobre o rio Piranhas-Açu, altura da comunidade de Estreito, que serve de divisa territorial entre os municípios de Carnaubais e Alto do Rodrigues, local que se submeteu recentemente a todo um trabalho de restauração e melhoramento.

O professor explica que “a vegetação aquática, prejudica a passagem da água, reduzindo a área da secção transversal da ponte e a velocidade da água, consequentemente reduz a vazão e ocasiona assoreamento embaixo da ponte”.

A via na qual se localiza a estrutura é mais uma alternativa de acesso entre Mossoró e Natal, passando em Serra do Mel, à rodovia RN-118, e facilita o tráfego entre Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Carnaubais, Alto do Rodrigues e Pendências.

O mutirão está programado para este domingo (28), a partir de 8h, informa Júlio Justino.

Do blog Pauta Aberta. 

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cartórios do RN registram crimes eleitorais

Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26) dois eleitores presos em Ceará-Mirim, na 46ª zona eleitoral, que abrange os municípios de Pureza, Taipu e Ielmo Marinho. A juíza Niedja Fernandes dos Anjos e Silva concedeu liberdade provisória, porém os eleitores e o pré-candidato envolvidos permanecem sob investigação pela Polícia Federal.

O caso foi registrado na 46ª ZE na manhã da quinta-feira (25), quando a dupla apresentou documentos falsos para transferência eleitoral. Os servidores acionaram a polícia após perceberem a irregularidade, resultando na prisão em flagrante das duas pessoas. “Desde a semana passada, percebemos que alguns eleitores de Pureza estavam utilizando um contrato de locação de imóvel, todos no mesmo formato e muitos assinados pela mesma testemunha”, relatou o chefe do cartório da 46ª ZE, Paulo Almeida.

Na quarta-feira (24), os servidores do cartório da 7ª zona eleitoral, em São José de Mipibu, solicitaram a presença da Polícia Militar ao verificarem que os comprovantes de residência apresentados por três pessoas para alteração no domicílio eleitoral tinham inconsistências.

Enquanto acionavam a PM, uma das três pessoas suspeitas fugiu, e a dupla que permaneceu no local admitiu que morava na zona rural de Macaíba e que tinham recebido propostas para alterar a cidade de votação em troca de benefícios durante as eleições de 2024.

Após a chegada da Polícia Militar, os suspeitos foram encaminhados para a Polícia Federal, e o caso segue sob investigação. Segundo o chefe de cartório da 7ª ZE, Ailton Rodrigues Barbosa, cerca de 20 a 30 requerimentos estão sendo analisados pela ZE, suspeitos de fraude no comprovante de domicílio. “Pedimos que fiquem atentos para não cederem a propostas de políticos, pois na maioria dos casos são pessoas simples, de pouca instrução, que são enganadas com promessas e benefícios e que não sabem o que pode acontecer com elas.

Portanto, fiquem atentos, pois todos serão responsabilizados judicialmente em caso de crimes eleitorais, tanto os eleitores como os candidatos”, reforçou Ailton Barbosa.

Outras quatro pessoas foram presas em flagrante na terça-feira (16) da semana passada, no cartório eleitoral de Goianinha (9ª zona eleitoral), por também apresentarem documentos falsos para realizar a transferência de domicílio eleitoral e seguem sendo investigadas pela Polícia Federal.

Na maioria dos casos, os pré-candidatos oferecem benefícios aos eleitores durante o processo eleitoral para que votem e apoiem sua candidatura. Dentre os benefícios estão: distribuição de feira alimentícia (os famosos “sacolões”), distribuição de valor monetário em cédulas ou promessas de cargos públicos após a eleição. “É importante que o eleitor não se submeta a promessas e dádivas oferecidas por candidatos, visando seu voto, pois isso se traduz em crime eleitoral, tanto para o eleitor como para o pretenso candidato”, comentou o chefe de cartório da 46ª ZE, Paulo Almeida.

 

Justiça Eleitoral vê com desconfiança transferência em massa de títulos

A Justiça Eleitoral em Mossoró tem visto com desconfiança a transferência em massa de título de eleitor para Tibau.

De uma hora para outra, centenas e centenas de pessoas transferiram o domicílio eleitoral de Mossoró para o município praiano.

Diligências estão sendo feitas na maioria dessas solicitações de transferências.

O que a justiça quer saber é se essas pessoas têm alguma ligação com o município ou se são ‘eleitores parasitas’, aqueles que transferem o título para uma cidade sem ter qualquer ligação política, social ou econômica. Ou seja, não residem, não possuem casa, não estudam nem trabalham por lá.

Já são mais de 600 casos como esses na mão de oficiais de Justiça, que vão bater a porta desses eleitores para colher informações.

Vale lembrar: na ausência de algum vínculo, a transferência é considerada fraudulenta e constitui crime. O infrator pode ser penalizado com até 5 anos de reclusão e multa.

 

Expectativa em Assú: Chapa das meninas vai ser anunciada neste sábado, 27 de abril

Dra. Vanessa e Fabielle, juntas para enfrentar o candidato dos Soares.


 

Assú - O ex-prefeito Ivan Júnior (União Brasil), confirmou a nossa redação que a chapa da oposição será revelada ainda neste sábado (27).

A chapa será composta por Dra. Vanessa e a atual vice-prefeita Fabielle Bezerra, mas o anúncio oficial irá revelar quem será a candidata a prefeita e a vice.

Os detalhes foram discutidos entre elas e está tudo resolvido. Agora é esperar o programa Saka de Redação, a partir do meio dia. 

As meninas vão enfrentar o candidato dos Soares, oligarquia que se instalou a mais de quarenta anos em Assú.

 A expectativa é grande na terra do poetas!


Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN

A previsão para o próximo trimestre (maio, junho e julho) é de chuvas acima da média no Rio Grande do Norte, devido principalmente as temperaturas estarem mais elevadas nas águas superficiais do oceano Atlântico.

Contrariando as previsões anunciadas em outubro de 2023, as chuvas no RN estão com volumes acima da média esperada nos meses de março e abril, meses integrantes da quadra chuvosa do estado.

A expectativa dos especialistas foi criada devido à presença mundial do fenômeno El Ñino- que entre seus efeitos na região Nordeste está a seca.

“O fenômeno El Ñino vem apresentando sinais de enfraquecimento. Este cenário começou a ser observado de forma gradual e apresenta, no momento, uma tendência para condição de La Ñina, que em oposição ao El Ñino apresenta entre seus efeitos, tendência de ocorrência de chuvas”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Chuvas

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte registra a ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado, nesta sexta-feira (26).

A previsão para o final de semana é de continuidade da ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado.

 

 

 

 

Crossfit entra na programação do Dia do Desportista em Serra do Mel


No próximo dia 11 de maio, durante as festividades em celebração aos 36 anos de emancipação política de Serra do Mel, uma nova modalidade ganha destaque na programação esportiva: o Crossfit.

Representando o município está a equipe do Box D17, localizado na Vila Brasília. Recentemente, os atletas da equipe participaram do campeonato Alpha Games, realizado em Tabuleiro do Norte, no Ceará. Com esforço e dedicação, a equipe conquistou o troféu de vice-campeão na categoria iniciante, demonstrando o talento e a determinação dos esportistas locais.

A inclusão do Crossfit nas festividades do Dia do Desportista ressalta a diversidade de modalidades esportivas presentes em Serra do Mel e reconhece o comprometimento dos munícipes com a prática de atividades físicas. 

É uma oportunidade para valorizar e incentivar a participação de todos os cidadãos nas diversas opções esportivas oferecidas pela comunidade.

 

Quem era a psicóloga morta brutalmente dentro de casa em Assú

Fabiana Maia Veras andando a cavalo no interior do RN — Foto: Redes sociais


A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, tinha uma vida dedicada à carreira profissional, mas também demonstrava nas redes sociais espaços resevados a outras áreas da vida dela, como a musculação, a família e a relação com a natureza.

Fabiana tinha uma clínica de psicologia em Assú, que funcionava no mesmo endereço no qual ela morava. Ela também prestava atendimentos em Natal e Mossoró, além do formato on-line.

Musculação e outros esportes

Uma das paixões da psicóloga era a musculação. Ela compartilhava treinos nas redes sociais e valorizava a capacidade que a atividade física tinha de interferir positivamente na vida das pessoas.

Enquanto atleta, ela também chegou a disputar competições de fisiculturismo e a treinar jiu-jitsu.

Fabiana Maia Veras em competição de fisiculturismo — Foto: Divulgação


 

Encontros com a natureza

A psicóloga Fabiana Veras também compartilhava nas redes sociais frequentes encontros com natureza e a prática de esportes de aventura.

Fabiana praticando esportes de aventura — Foto: Redes sociais


 

Ela mostrava momentos de lazer e descanso em praias, cachoeiras e serras, além do contato com animais, principalmente cachorros e cavalos.

Fabiana também se aventurava em trilhas ecológicas, escaladas, rapel e até saltos de paraquedas. Ela também praticava tiros esportivos.

Fabiana em salto de paraquedas em Fortaleza — Foto: Redes sociais


 

Carinho pela família

O carinho pela família também era algo presente nas redes sociais da psicóloga, que tinha uma página recheada também por postagens carinhosas direcionadas à filha, ao irmão e aos pais.

Com a mãe dela, inclusive, ela chegou a fazer uma tatuagem idêntica, um coração.



Prefeitura vai gramar o Limeirão, um sonho antigo dos desportistas

A prefeita Marineide Diniz (PSDB), anunciou a implantação de gramado no campo do Limeirão, no conjunto Núbia Lafaiete.

O gramado do campo é um sonho antigo de desportistas e jogadores que utilizam o espaço para a prática esportiva.

Após a iluminação, o gramado vai proporcionar um ambiente propício para práticas esportivas e formação de novos talentos


quinta-feira, 25 de abril de 2024

Denúncia contra as cestas básicas arquivada



Sra. Ana Patrícia Silva Sousa, estamos encaminhando notificação de arquivamento referente ao Inquérito Cívil 04.23.2041.0000144/2023-03.

Atenciosamente,

Secretária das Promotorias de Justiça de Assú/RN.

Atletas renomados marcarão presença na inauguração do ginásio poliesportivo

 Serra do Mel

No próximo dia 11 de maio, a cidade de Serra do Mel, celebrará o Dia do Desportista, que se encontra inserido dentro da programação dos 36 anos de emancipação, com um evento marcante: a inauguração do tão aguardado ginásio poliesportivo. 

E para abrilhantar ainda mais essa ocasião especial, dois nomes de peso do mundo esportivo brasileiro estarão presentes: Neto Caraúbas, ex-integrante da Seleção Brasileira de Futsal, e Ronaldo Angelim, ex- jogador do Flamengo.

O ginásio poliesportivo abrirá suas portas para oferecer à população um espaço dedicado à prática esportiva e ao lazer. "A presença de Neto Caraúbas e Ronaldo Angelim na inauguração não apenas eleva o prestígio do evento, mas também demonstra o compromisso desses ícones do esporte com o desenvolvimento do esporte de base e a promoção da atividade física nas comunidades ", comentou o prefeito Josivan Bibiano.

A inauguração do ginásio poliesportivo de Serra do Mel promete ser um marco na história esportiva da região, unindo a comunidade em torno do esporte e do lazer. 

"A presença de Neto Caraúbas e Ronaldo Angelim é um testemunho do potencial transformador do esporte na vida das pessoas e um incentivo para que novos talentos possam surgir e brilhar nos campos e quadras do Brasil”, disse o prefeito.