Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, promove conscientização sobre o tema (Foto: internet) |
Cerca de 30% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares. Isso significa 400 mil óbitos anuais, segundo o Ministério da Saúde. Fazer um acompanhamento médico adequado pode ajudar a mudar essa realidade.
Um levantamento da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) indicou que, em nível nacional, 23% da população nunca foi ao cardiologista, o que dificulta uma atuação médica preventiva.
No dia 29 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Coração. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardíaca, sendo a doença arterial coronariana (DAC) a principal causa de morte, como o infarto, seguidos pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC).
No Rio Grande do Norte
Em cinco anos, quase duas mil pessoas morreram em virtude da Insuficiência Cardíaca. Ao todo, de 2019 a 2023, 1.889 óbitos foram registrados no Estado em virtude da doença, segundo dados do Datasus, do Ministério da Saúde, com base no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário