Uma das obras de infraestrutura mais importantes do Rio
Grande do Norte, a duplicação da BR-304 até a divisa do Ceará já possui a
empresa que vai elaborar todo o planejamento e projeto. O custo total deve
chegar perto dos R$ 3 bilhões.
A rodovia corta o RN e liga as duas principais cidades do
estado, Natal e Mossoró.
Pela relevância da BR-304, a possibilidade de ela se tornar
duplicada gera expectativa em vários segmentos, como o setor salineiro, que é
responsável pela produção de 95% do sal consumido no país. Parte do produto é
escoada pela rodovia federal.
Renato Fernandes, diretor executivo do Sindicato da
Indústria de Moagem e Refino de Sal do Estado do Rio Grande do Norte
(Simorsal), destacou que o setor movimenta “em termos de sal produzido no Rio
Grande do Norte, entre 7 e 8 milhões de toneladas/ano”.
A fruticultura irrigada também pode se beneficiar dessa
duplicação. “Tem sido sempre uma grande barreira o escoamento da fruta pela
BR-304 no sentido Natal. Muita morosidade, as companhias que transportam os
nossos produtos têm demonstrado cada vez mais insatisfação”, relata Fábio
Queiroga presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX).
Em março, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com o
ministro dos Transportes, Renan Filho, e deputados da bancada federal do RN em
Brasília.
A novidade neste processo é que já foi definida a empresa
que vai elaborar o planejamento e projeto para execução da obra, que foi
dividida da seguinte forma: dois trechos com quatro lotes de aproximadamente 70
km. Serão, no total, 289 km da Reta Tabajara, em Macaíba, até a divisa com o
Ceará.
A obra está orçada em R$ 2,8 bilhões, “o que de fato se
prenuncia que ela será executada por etapas”, conforme explicou o secretário
estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho.
“O que nós esperamos, na verdade, é que em 2024 ela seja iniciada, e, se possível, concluída até o final do governo do presidente Lula (2026)”, falou o secretário.
G1RN
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