Complexo em Camaçari, desativado em janeiro de 2021,
durante o governo Bolsonaro, poderia ser assumido por fabricante de carros
elétricos
A reaproximação entre Brasil e China desde a posse de Luiz
Inácio Lula da Silva como presidente do país sul-americano pode ganhar o seu
principal capítulo nas próximas semanas, caso o governo brasileiro consiga
selar um acordo com empresários chineses para que uma fabricante de carros elétricos
do gigante asiático assuma uma planta industrial em Camaçari, na Bahia.
A fábrica pertencia à montadora norte-americana Ford e foi
abandonada em janeiro de 2021, durante o governo e Jair Bolsonaro, quando
empresa decidiu ter sua sede na Argentina como seu único complexo industrial na
América do Sul. Também foram fechadas unidades nas cidades de Taubaté (SP) e em
Horizonte (CE).
A desativação do complexo em Camaçari significou a perda de
4,8 mil empregos com carteira assinada. Camaçari é a quarta cidade mais
populosa da Bahia e um importante polo industrial no Nordeste.
A saída da Ford teve impacto brutal sobre a arrecadação
tributária e a economia do município. Não por acaso, Lula o segundo turno em
Camaçari com 67% dos votos, contra 32% de Bolsonaro – em todo o estado da
Bahia, Lula teve 72%, enquanto Bolsonaro teve 27%.
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