O maior e mais poderoso telescópio espacial do mundo partiu sábado em uma busca de alto risco para olhar para a luz das primeiras estrelas e galáxias e escanear o universo em busca de sinais de vida. O Telescópio Espacial James Webb da NASA subiu da Guiana Francesa, na costa nordeste da América do Sul, montado em um foguete europeu Ariane no céu da manhã de Natal.
O observatório, avaliado em US$ 10 bilhões, foi para seu destino a 1 milhão de milhas (1,6 milhão de quilômetros), ou mais de quatro vezes além da Lua. Levará um mês para chegar e mais cinco meses antes que seus olhos infravermelhos estejam prontos para começar a escanear o cosmos.
- "Isso nos permitirá entender melhor nosso universo e nosso lugar nele: quem somos, quem somos, a busca que é eterna", disse o administrador da NASA Bill Nelson no início desta semana. Mas ele avisou: "Quando você quer uma grande recompensa, você geralmente tem que correr um grande risco."
Em tempo - A NASA pretende que Webb tenha uma vida operacional de 10 anos. Os engenheiros deixaram deliberadamente o tanque de combustível acessível para recarga por uma nave espacial visitante, desde que tal tecnologia esteja disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário