expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Dra. Rosa sobre 2024: "Meu nome está à disposição do nosso grupo político"

Porto do Mangue, 15 de junho/21 - Com 17 anos dedicados a saúde do municipio, Dra. Rosa Araújo já se considera uma portomanguense de coração. Além de médica ultrassonografista e sócia proprietária da Clínica Tratis, é também uma aguerrida militante política que gosta de ajudar o próximo, participando ativamente da vida social da cidade.  

Nessa entrevista ela conversou sobre a saúde e as medidas adotadas pela gestão municipal, a participação da mulher na política e a expectativa dos megaprojetos econômicos para Porto do Mangue e região.  


Pra começar, quais pontos positivos você destaca no trabalho desenvolvido pela secretaria de saúde em Porto do Mangue. 


Podemos enumerar várias medidas importantes. Primeiro, conseguimos estender o horário de alguns postos de saúde da zona rural com profissional de enfermagem de segunda a sexta, manhã e tarde para curativos, primeiros socorros, medição de pressão arterial e aplicação de medicamentos. Também temos atendimentos de fisioterapia todos os dias da semana, incluindo um profissional para zona rural. Além disso, foi promovia a reestruturação de toda equipe da saúde com remanejamento de pessoal, principalmente no Centro de Atenção à Saúde com equipe multidisciplinar. 


O que se pode avançar no setor para humanizar a assistência a população?  


Estamos trabalhando para zerar a fila de procedimentos cirúrgicos, implementar especialidades médicas no município como cardiologia, pediatria, ortopedia e ginecologia, e investir na prevenção de doenças através do esforço de nossas equipes de agentes e na estruturação de nossas unidades de saúde. Sempre procuramos alertar a população com palestras e mídia educativa sobre os cuidados preventivos contra doenças infecciosas. Deficiências ainda temos muitas, muitas, mesmo. Mas a expectativa é de que possamos melhorar.  


Sobre a covid, o que foi feito para conter a pandemia no municipio? 


Mantivemos o controle dos casos de covid de forma enérgica com desinfecção de prédios. Palestras. Distribuímos mais de 2mil máscaras de tecido, implementamos vigilância com barreira sanitária e busca ativa de casos com testagem em massa da população economicamente ativa. Estamos com a campanha de vacinação prioritária, incluindo busca pela faixa etária, por vezes a equipe indo até a casa para vacinar. 


Você tem participado do processo político, sempre dando apoio aos candidatos. Já tendo prestado bons serviços à comunidade, pensa em disputar um mandato eletivo? 


Em 2008 participamos como candidata a vereadora. Na época não tivemos êxito. Ficamos na suplência da nossa coligação. Depois disso temos participado sempre de forma ativa das campanhas seguindo sempre no mesmo grupo político e batalhando por dias melhores. Fomos cogitados para compor a chapa no pleito passado. Mas nas pesquisas o melhor foi Faustino e nosso compromisso com todo grupo que pertencemos era sempre lutar pelo melhor e humildemente abrimos mão da disputa para que ele fosse candidato junto a Sael e passamos a ser apoiadores do projeto. Acho que todo mundo que está participando de processo político pensa em disputar mandato. Mas eu acredito muito em grupo. E assim devemos escolher o que é melhor para todos. Ainda estamos distante das eleições, mas como você perguntou, digo que o nome estará à disposição nas próximas eleições. Da mesma forma que se outro nome do grupo esteja melhor eu estarei disposta para ajudar. Há tempo certo para tudo. 


Como ver a participação da mulher na política?  


Infelizmente ainda muito pequena. Vários municípios tem poucos ou nenhum representante no legislativo e muitos como Porto sequer foram governados por mulheres. Ainda enfrentamos muitas barreiras, temos um mundo um tanto machista e precisamos seguir lutando para que possamos alcançar posições de liderança.  


Porto é visto como a cidade do futuro; além da pesca e turismo, megainvestimentos estão na pauta de debates. Projetos como porto de graneleiros, polo cloro químico, na sua opinião, significam a redenção econômica de nossa região e do próprio Estado do Rio Grande do Norte? 


Acredito que sim. Além de todo potencial logístico ainda temos a vertente turística. Em minha opinião Porto tem um dos mais belos litorais do estado com paisagens belíssimas e um potencial imenso a ser explorado. Acredito que em alguns anos teremos uma nova "Pipa" em nosso estado. Na parte econômica o Porto trará desenvolvimento do município com a sequência de investimentos em seu território e o possível aporte de indústrias visando a facilidade para o escoamento de produção. Será o novo boom da região. Muito mais do que foi o Petróleo! 

Nenhum comentário: