Embora seja obrigatório desde 2013 que as
lojas e demais estabelecimentos informem na nota fiscal o valor de tributos que
está embutido em uma compra, a maioria dos consumidores afirma que desconhece
essa informação.
É o que aponta um levantamento da
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção
ao Crédito (SPC Brasil) divulgado nesta segunda-feira (27).
Segundo a pesquisa, 74% dos consumidores
brasileiros não têm o hábito de procurar saber o quanto pagam de imposto ao
adquirir um bem ou contratar um serviço.
Mesmo com a maior parte das pessoas
afirmando não saber quanto pagam de tributos, a grande maioria (93% dos
entrevistados pela pesquisa) opina que a tributação é um fator que contribui
para que alguns produtos tenham um preço elevado no mercado. Já a falta de
transparência é motivo de queixa para 95% dos consumidores.
Pequenos empresários
A pesquisa também ouviu os empresários
sobre seus hábitos de conferir (ou não) quanto pagam de tributos. Entre os
pequenos empresários, a minoria (com 22% dos entrevistados) diz que sabe
exatamente o percentual de imposto embutido nas transações comerciais.
Já outros 32% dizem saber do valor
aproximado, enquanto a maior parte, com 41%, não soube responder.
Outro dado apresentado pelo levantamento é
que 90% dos micro e pequenos empresários consideram injusto o sistema
tributário do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário