Apenas
três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, anunciaram nesta
segunda-feira (18) o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com base em pesquisa.
Em
uma escala de 1 a 10, consumidores entrevistados dão nota média de 8,9 para a
importância do tema consumo consciente, mas apenas três em cada dez consultados
(32%) podem ser considerados, de fato, conscientes – um aumento de 10,2 pontos
percentuais em relação a 2015, quando esse percentual era de 21,8%.
Apesar
de ter apresentado melhora, o aumento do indicador foi discreto em relação a
2015, avaliam o SPC Brasil e a CNDL.
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“Assim como em 2015, os entrevistados associam mais frequentemente o consumo
consciente com atitudes relacionadas apenas a aspectos financeiros, ficando em
um segundo plano as esferas ambientais e sociais”, disse a economista-chefe do
SPC Brasil, Marcela Kawauti, em nota.
INDICADOR
O
Indicador de Consumo Consciente (ICC), calculado pelo segundo ano seguido,
atingiu 72,7%, permanecendo praticamente estável em relação a 2015, quando
estava em 69,3%. O ICC pode variar de 0% a 100%: quanto maior o índice, maior é
o nível de consumo consciente.
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