O inverno que deveria ser motivos somente de alegria se transformou em sinônimo de preocupação para os gestores do municípios do Vale do Açu. Só eles sabem o sufoco que passam em época de enchentes. Por isso o tema sempre vem a tona e o desafio continua sendo a concretização dessas grandes obras para evitar inundações como as ocorridas nos últimos anos, das quais a região ainda não se recuperou.
Em 2009, governo, deputados e até ministros veiram prometer solução, dando garantia de que os investimentos estavam a caminho...
Quase trê anos após as obras prometidas continuam no papel. Nada de dragagem de rios... nada de construção da barragem Oiticica... nada de pontes na varzea nem outras engenharias reivindicadas por administradores municipais e por todos que conhecem essa realidade de perto.
- No município de Alto do Rodrigues, cuja cidade é invadida pelas enxurradas, o prefeito Eider defende a construção de um dique de contenção. Tem lutado muito e aguarda liberação do governo federal para a concretização da mega-obra.
- Em Ipanguaçu, autoridades e o povo a uma só voz pedem providências urgentes; pois os prejuízos são incalculáveis a cada enchente. O prefeito Leonardo Oliveira luta bravamente pela dragagem do rio Pataxó, maneira mais prática de evitar inundações.
- Em Porto do Mangue, a conclusão do cais deu mais tranquilidade aos moradores da margem do rio da Conchas, mas a população sabe que enquanto não se construir pontes o lugar ficará ilhado quando sobe o nível das águas.
- Há decadas o Vale do Açu vem em enfrentando calamidades em decorrência das cheias; esses problemas vêm se repetindo, seja por falta de recursos, sem mencionar fatores agravantes como o assoreamento, a utilização das encostas, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário