expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Acompanhado de técnicos da Semarh, deputado George Soares visita área ribeirinha de Ipanguaçu


Na manhã desta quinta-feira (24) o deputado estadual George Soares (PR) visitou as comunidades de Itu, Picada e Porto, localizadas no entorno da lagoa Ponta Grande, zona rural do município de Ipanguaçu. 

O parlamentar esteve acompanhado dos engenheiros Otacílio Ferreira e Rafael Galvão, técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do presidente da Colônia de Pescadores Z-47, Doel Soares da Costa e lideranças locais. 

O objetivo principal da visita foi buscar solução para a falta de água nas comunidades diante do eminente risco dos reservatórios secarem caso a seca se prolongue e não sejam tomadas as medidas necessárias.

George Soares percorreu o canal que ao longo de 15 quilômetros abastece aproximadamente 800 famílias que sobrevivem da pesca e da agricultura irrigada em uma área desapropriada pelo Incra para fins de reforma agrária.   

A água cruza as comunidades sem necessidade de bombeamento, apenas por gravidade.  

O problema começa em ITU, onde o rio Pataxó tem pouca vazão devido o assoreamento. Mesmo com o desnível, a água chega suficiente para manter perene um pequeno lago na Picada.

Daí para frente a água deixou de correr no canal. Conseqüentemente, sem receber água, a lagoa de Ponta Grande, hoje com apenas 20% de sua capacidade, pode secar nos próximos meses. 

- "Esta é uma preocupação de todos que vivem aqui". Disse José Maria Soares, presidente da Associação de Moradores.   

Durante a visita, os problemas detectados, além das erosões e a mata ciliar, foram os desvios de água e barramentos feitos aleatoriamente no canal.  

Soluções

Os representantes da Semarh, Otacílio Ferreira e Rafael Galvão, com base no que viu, vão apresentar estudo para ser apresentado ao Secretário Gilberto Jales.

O deputado George Soares, como medida emergencial, vai solicitar hoje mesmo a governadora Rosalba máquinas para fazer a limpeza e nivelamento do canal.     
   
Além da medida paliativa, a solução será a recuperação do canal de concreto que faz a transposição de água da barragem Armando Ribeiro para o rio Pataxó. 

Imagens da visita ao canal e lagoa 







Um comentário:

Anônimo disse...

Legal esse deputado George. Quem quer resolver faz assim, ver de perto, trás pessoas que entendem do assunto e leva para a autoridade competente resolver. muito bom. valeu George.