expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Assunto muito sério: Alunos de Serra do Mel participam de palestra de combate ao suicídio


A ação foi realizada por meio das equipes do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Programa Saúde da Família (PSF), abordando o tema que visa a conscientização da população sobre o suicídio, por meio da campanha Setembro Amarelo, incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a psicóloga Érika Pedrosa, o objetivo é desmistificar o tema e incentivar a conversa sobre o assunto. “Entendemos que falar sobre o tema ainda é a melhor solução, o melhor e fundamental caminho para evitar tragédias e diminuir índices”, observou a psicóloga.

Ela ressalta ainda que as pessoas que tem desejo de suicidar, na verdade tem mesmo é mais vontade de viver, todavia, encontra dificuldades em enfrentar seus problemas. “Eles querem acabar com o problema, mas não com a própria vida, só que não encontram solução, não buscam apoio, não conversam e acabam caindo no erro”, observa Érika Pedroza.

A psicóloga alerta que as pessoas que sofrem dessa angustia precisam aprender a usar o desejo de viver para superar essa dor, bem como desenvolver meios para enfrentar as suas dificuldades, seus medos, os desafios.

-- “Lembrem-se: todo ser humano é falível e passível de crises, mas também somos vencedores e capazes de enfrentar e vencer os desafios, acreditando sempre em si, que já é um grande passo para conquistar a coragem de viver e retomar a vida de cabeça erguida”, detalha Érika Pedroza.

Durante a palestra foram registrados o número de pessoas, no mundo, que cometem suicídio ao ano, assim como as tentativas, que é ainda mais assustadora.

Para se ter uma ideia do alarmante número de suicídio, no Brasil, existe um caso a cada minutos, sendo o suicídio a quarta causa de morte, estando entre os jovens de 15 a 29 anos.

Para o aluno Luís Eduardo, a palestra foi importante para o conhecimento de todos. Muitos sequer sabiam que setembro é o mês da prevenção ao suicídio, ficando, inclusive, assustado com os números revelados sobre casos de suicídios no Brasil.