26 de abr. de 2021

MPF pede condenação do ex-deputado do RN por desvio de recursos públicos

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer favorável à condenação do ex-deputado estadual Gilson de Moura, por improbidade administrativa, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Acusado de desviar recursos públicos do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN), ele foi absolvido pela 4ª Vara da Justiça Federal (JF/RN), e o MPF, em 1ª instância, recorreu da sentença. 


Em 2008, o Ipem/RN promoveu uma licitação destinada à realização de reformas estruturais no seu edifício-sede, com verba do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que resultou na contratação da L&D Prestadora de Serviço Ltda.  


A investigação, realizada por meio da chamada “Operação Pecado Capital”, apontou ter havido fraude no processo, causando um prejuízo de cerca de 140 mil reais aos cofres públicos, em valores históricos, em decorrência de superfaturamento estimado em 180% e pagamento por obras imprestáveis, extremamente precárias, perigosas e insalubres.  


O então deputado estadual Gilson Moura é apontado pelo MPF como autor intelectual da 

fraude e principal beneficiário dos recursos desviados. 


Outras ações 


Esta não é a única ação proposta pelo MPF contra Gilson Moura por irregularidades relacionadas à gestão do Ipem/RN. Ele responde a outros processos – inclusive no âmbito criminal – decorrentes da Operação Pecado Capital, e chegou a ser condenado a 30 anos de prisão, em um deles, em 2017. De Fato.  

Marlízia Veras: “Não temos como flexibilizar, nem seguir o decreto do governo estadual”

Em pronunciamento, a titular da pasta de saúde, Marlízia veras, esclareceu que hoje em Carnaubais encontram-se 73 pessoas infectadas pela nova Covid-19. Todas elas foram identificadas e estão sendo tratadas em casa. 

Um dado bastante preocupante, segundo a secretária, são as mortes registradas nos últimos dias. - "Por isso, avisamos à população que nós não temos como seguir o decreto do estado, flexibilizando as medidas de prevenção ao Covid-19". Afirmou. 


Diante da situação que o município de Carnaubais apresenta, Marlízia esclareceu que vai manter o decreto mais rígido, com toque de recolher às 20 horas em todo o território do município. 


Pedimos a toda população de Carnaubais encarecidamente que cumpra a sua parte e cada um atenda as medidas do decreto, de isolamento, distanciamento social e uso de máscara ao sair de casa. E sair de casa só por necessidade mesmo. Só assim a gente poderá reduzir os casos de Covid aqui no nosso município”. Concluiu Marlízia. 

Alto do Rodrigues de luto: Mais duas vítimas fatais do coronavírus nesta segunda-feira (26)

A cidade chora a partida repentina de pessoas queridas. Netinho e Richelle, ainda jovens, estram para as estatísticas. Deus em sua infinita misericórdia abençoe a todos nesse momento difícil. Outras pessoas estão a lutar pela vida nas UTIs.  

Prefeitura de Carnaubais continua intensificando a limpeza da cidade; ECO PARK foi revitalizado

TRABALHANDO! 

.

Por meio da secretaria de obras e urbanismo, a prefeitura de Carnaubais executa um extenso cronograma de limpeza pública no município. 


As linhas de serviços estão concentradas no centro e se estenderão pelos demais bairros do município. 


A gestão executa o serviço diário de coleta de lixo através da empresa Cezário, contratada para tal. 

As pessoas podem solicitar a limpeza da rua, retirada de entulho, etc pelo contato da ouvidoria; 99606-4671.

25 de abr. de 2021

Em Mossoró, assentados rurais recebem título de terra depois de 25 anos de espera

Se hoje Maria Lúcia Ferreira varre o terreiro na frente da casa foi porque lutou muito para ter esse pedacinho de terra no assentamento Cabelo de Nego, na zona rural de Mossoró. Ela foi uma das primeiras assentadas há 25 anos anos. Nesse tempo, aprendeu a tomar gosto pela agricultura, depois de uma fase difícil na juventude, quando morava em Mossoró. 

Dona Lúcia, como é conhecida, tem 58 anos e vive da agricultura. Além de manter o lote com o plantio das culturas de inverno, ela cria galinhas no quintal da propriedade. "Aqui eu tenho minhas vaquinhas que eu não tinha, tenho minhas cabras que eu comecei a criar, minhas galinhas. A rua não tem o que dar não. Meu lugar é aqui", diz a agricultora. 


Essa certeza ganhou mais um motivo quando, neste mês de abril, 68 famílias de agricultores do assentamento Cabelo de Nego receberam os títulos de posse da terra, que antes pertenciam ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Foram 25 anos de espera. 


O momento foi comemorado com uma solenidade no próprio assentamento, no último dia 15. Antônio Monteiro, um dos fundadores do assentamento, estava lá. Com o título da terra em mãos, o agricultor ainda se emociona ao lembrar dessa conquista que durou mais de duas décadas para se concretizar. 

O assentado Ranieeth Freire já planeja acessar linhas de crédito voltadas para o homem do campo. O investimento deve ajudar a manter as atividades rurais na época mais seca do ano. Com a posse da propriedade, ele deve conseguir mais recursos para ampliar o trabalho no assentamento. - G1RN. 

Número de mortes por Covid-19 no Brasil em 2021 já supera todo ano de 2020

O Brasil registrou 1.305 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O número de novos casos foi de 32.572. 

Com a atualização, 2021 já ultrapassou o total de 2020 em número de óbitos por conta do coronavírus. Só neste ano, o país reportou 195.848 mortes em decorrência da doença, ante as 194.949 vítimas de todo o ano passado. 


Desde o início da pandemia, o Brasil conta um total de 390.797 mortes e 14.340.787 infectados. 

O poder da simplicidade e do espírito público!



O sucesso administrativo de uma gestão pode ser explicado em poucas palavras: trabalho em equipe e simplicidade de quem governa com espírito público.  


Nestes quesitos a prefeita Marineide Diniz está bem servida. 


Em plena final de semana o secretário de gabinete Dinarte Diniz, de obras Genildo Pinheiro e o assessor Junior Benevides acompanharam os serviços de pavimentação no bairro Pacheco.   


Gostei de ver. Políticos pé no chão, com uniforme do dia a dia e dispostos para acompanhar as obras que irão melhorar a qualidade de vida da população.   


Em tempo: a pavimentação asfáltica do Pacheco e Vila Nova será concluído na terça-feira.   

Tabela dos 16 avos de final da Copa do Mundo: jogos, datas e horários

A fase de grupos chegou ao fim e a Copa do Mundo de 2026 entra agora em um território jamais visto. Pela primeira vez disputado com 48 sel...