13 de out. de 2025

Dez anos da 1ª e única eleição suplementar em Carnaubais

Da ®edação 

As eleições de 2012 tiveram que retornar às urnas porque os vencedores do pleito anterior tiveram seus diplomas anulados pela Justiça Eleitoral que puniu com muito rigor o chamado ‘kit bebê’

Depois da cassação do prefeito Luiz Cavalcante e do vice João Liberalino Júnior, o então presidente da câmara dos vereadores, Júnior Benevides assumiu a chefia do executivo municipal, enquanto se aguardava a decisão judicial de haver ou não uma eleição suplementar.

Nessa espera, Júnior Benevides governou interinamente todo o ano de 2014 e a metade do ano de 2015, pois no dia 05 de julho de 2015 houve a 1ª eleição suplementar de Carnaubais.

Concorreram dois candidatos. Pela situação, o então prefeito interino Júnior Benevides formou chapa com Alzenir de Zenildo, que havia sido candidata a vice pela oposição na eleição de 2012 e fez aliança com o atual prefeito.

Pela oposição concorreu o empresário Dinarte Diniz, que havia perdido em 2012. Recorreu a justiça e cassou o eleito. Em 2015 apresentou como vice o vereador Keide Soares.

Júnior Benevides e Alzenir foram eleitos com 3.628 votos (54,14%) para governarem até 31 de dezembro de 2016, completando o mandato que estava vago devido ao processo de cassação.

Júnior Benevides foi o 14º prefeito de Carnaubais, o 13º eleito pelo povo e o 1º eleito em uma eleição suplementar, enquanto sua vice Alzenir de Souza foi a 1ª vice prefeita eleita na história política de Carnaubais, escolhida em uma eleição suplementar.

A Justiça Eleitoral pune com muito rigor, conforme a lei, quem tenta influenciar a vontade do eleitor com a prática de compra de votos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!

Três médicos já foram eleitos para governar Carnaubais

A candidatura de médicos às prefeituras vem crescendo pelo Brasil a fora. Várias cidades tem hoje um profissional da medicina na cadeira de ...