![]() |
O Governo do Estado propõe compartilhar a responsabilidade pelo déficit previdenciário estadual com todos os poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público.
Segundo o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern), a proposta é que o Governo arque com a parte dos servidores do Executivo e os outros poderes, com os deles para cobrir o déficit previdenciário.
Esse déficit financeiro – o valor que falta mês a mês para pagar aposentados e pensionistas – já ultrapassa R$ 150 milhões por mês. O déficit da Previdência do RN triplicou em dez anos.
“Esse déficit não se constitui da noite para o dia. Cada um tem que saber quanto é a sua parte”, defende o presidente do Ipern, Nereu Linhares.
Conforme Linhares, já existe levantamento sobre a parcela que caberia a cada ente, definindo sua responsabilização. Para avançar nesse plano, ele propõe comissão integrada, com todos os órgãos e poderes.
Outra medida será o pedido ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) da dilação do prazo, de 60 para 180 dias, determinado pela Corte ao Governo do Estado para providências para o rombo previdenciário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sua opinião é importante!