22 de jul. de 2025

Bolsonaro será preso? Acaba hoje prazo dado por Moraes

O prazo dado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para que os advogados de Jair Bolsonaro (PL) expliquem porque o ex-presidente falou a jornalistas na saída da Câmara dos Deputados, descumprindo uma das medidas cautelares impostas pela corte, se encerra nesta terça-feira, 22.

Conforme a intimação, se não houver esclarecimento, Bolsonaro terá a prisão decretada imediatamente.

O que Bolsonaro fez

O político falou a jornalistas na saída da Câmara dos Deputados, após se reunir com aliados, na noite de segunda-feira, 21.

“Não roubei os cofres públicos, não matei ninguém, não trafiquei ninguém, isso aqui [mostrando a tornozeleira eletrônica], é um símbolo da máxima humilhação de uma pessoa inocente. É uma covardia que estão fazendo contra um ex-presidente da República. Vamos enfrentar a tudo e a todos“, disse Bolsonaro.

O registro foi publicado por diversos veículos de imprensa e amplamente difundido nas redes sociais.

Qual foi o descumprimento

Horas antes, o magistrado havia proibido o ex-presidente de ter entrevistas transmitidas ou veiculadas nas plataformas digitais, que ele está impedido de usar. Bolsonaro chegou a desmarcar uma conversa que teria com o site Metrópoles para evitar a afronta.


RN tem quase 25% das pontes federais em condições péssimas

Um relatório técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aponta que quase 25% das pontes e pontilhões federais no RN estão em condições consideradas “péssimas” ou “sofríveis”.

O levantamento analisou 164 estruturas em todo o estado. Desse total, 38 receberam as piores classificações.

O estudo avalia a condição estrutural das pontes, tecnicamente chamadas de Obras de Arte Especiais (OAEs), e traz notas que variam de 1 (condição péssima) a 5 (boa condição). No RN, nenhuma ponte recebeu a nota máxima.

A classificação péssima indica que a ponte pode apresentar problemas estruturais ou funcionais que requerem atenção prioritária, como danos no concreto, fissuras ou exposição de armaduras, falhas pilares, danos aos sistemas de drenagem, entre outros.

Em tempo

Em todo o país, o levantamento traz informações de mais de 6,1 mil pontes. Apenas seis estruturas receberam a nota máxima (5), sendo duas em Pernambuco, duas em Sergipe, além de uma no Espírito Santo.

A conservação destes equipamentos ganhou mais importância após o acidente da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Maranhão, que desabou em dezembro de 2024. Na ocasião, 17 morreram. Atualmente, o DNIT segue com a obra para reconstrui-la.


Reembolso de descontos ilegais começa amanhã

A devolução dos descontos indevidos feitos por entidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas começará a ser feita a partir do dia 24 de julho para quem tiver aderido, até esta segunda-feira (21), ao acordo proposto pelo governo federal.

O prazo de adesão vai até 14 de novembro, e o reembolso será feito na conta em que o benefício é pago, por ordem de adesão – quem aderiu primeiro, receberá primeiro. O pagamento será em parcela única, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 600 mil aposentados e pensionista já aderiram ao acordo.

Semana passada, o Ministério da Previdência Social contabilizava 1,4 milhão de pessoas aptas a receber o ressarcimento pelos descontos indevidos feitos pelas entidades associativas.


21 de jul. de 2025

FEQUAJU começa na quarta, 23

Começa nesta quarta-feira, 23, o maior festival cultural do município: o FEQUAJU 2025 – Festival de Quadrilhas Juninas de Serra do Mel.

A programação segue até o sábado (26), reunindo tradição, música, dança e muita emoção no coração da cidade.

A abertura promete encantar com o espetáculo das quadrilhas estilizadas e atrações musicais que vão movimentar o público. Entre os nomes confirmados estão Júnior Viana, Zé Cantor, Efraim, Michele Andrade e Cavaleiros do Forró.

O secretário municipal de Cultura, Huenderson Azevedo, destacou a importância do evento: “O Fequaju é mais que uma festa: é identidade cultural, é orgulho da nossa gente. Estamos prontos para viver dias de arte, tradição e muita alegria e de braços abertos para recebê-los”, disse.

Com estrutura montada, segurança reforçada e uma equipe dedicada, o evento promete ser um marco na temporada junina do RN.

Dá Assessoria


Carnaubais contará com uma Base Descentralizada do SAMU


Uma conquista histórica que representa mais saúde, mais agilidade e mais vidas salvas.

Com essa nova base, Carnaubais passará a contar com uma equipe completa do SAMU, formada por profissionais capacitados prontos para atender 24 horas por dia todas as situações de urgência e emergência.

A chegada do SAMU vai diminuir o tempo de resposta nos atendimentos, garantindo mais eficiência e aumentando as chances de sobrevivência em casos críticos. Um avanço que beneficia não só Carnaubais, mas também toda a região.

Esse é o resultado de uma gestão comprometida, que corre atrás, busca parcerias e trabalha dia após dia para cuidar da nossa gente de verdade.

É mais segurança, mais cuidado e mais qualidade de vida para todos os carnaubaenses.

 Seguimos avançando, com responsabilidade, amor ao povo e compromisso com o futuro de Carnaubais.




A prefeitura informa: vem coisa boa nos 62 anos. Aguardem!

Serão dias de festas, cultura, conquistas, emoções e muito amor por essa terra que pulsa no coração de cada carnaubaense.

Uma programação feita com carinho, pensando em cada canto da cidade e em cada pessoa que faz parte dessa história.

✨ Vem aí algo grandioso…


20 de jul. de 2025

O perigo de elogiar a si mesmo

 “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios” (Pv 27.2).

O autoelogio não fica bem. Não é adequado nem sensato. Não enaltece seu proponente, apequena-o. Elogiar a si mesmo produz um brilho falso. Isso não passa de escuridão moral.

Em primeiro lugar, o autoelogio conspira contra a humildade. A humildade é a porta de entrada da honra. Exaltar a si mesmo, é uma forma inadequada de buscar reconhecimento. É uma postura inaceitável de autopromoção. O bom senso diz que os elogios só adornam o caráter se procederem do próximo. Vangloriar-se é arrogância.

Em segundo lugar, o autoelogio conspira contra a realidade. Aquele que se coloca no pedestal, para acender holofotes sobre si mesmo, perde não apenas o senso do ridículo, mas, também, da realidade. Estes enxergam suas virtudes em lentes de aumento e escondem seus defeitos. Batem palmas para suas pretensas qualidades e varrem para debaixo do tapete suas deficiências.

Em terceiro lugar, o autoelogio conspira contra Deus. O autoelogio conspira contra o próximo, contra si mesmo e contra Deus, pois Deus resiste ao soberbo. Os que são exaltados por Deus não são aqueles que se autopromovem, mas aqueles que se humilham. Os humildes é que serão exaltados. No reino de Deus a pirâmide está invertida. Aquele que quiser ser o maior, será o menor e o servo de todos!

Ver. Hernandes Dias Lopes


Morre Preta Gil, aos 50 anos

A cantora Preta Gil morreu, neste domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. A artista estava em tratamento de câncer de intestino desde janeiro de 2023. 

Em maio, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse, antes de deixar o País.

Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons, e segue o talento musical da família.

Diagnóstico do câncer

A cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestinoem janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista para Ana Maria Braga, naquele ano, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas.

Fonte: Metrópole 

19 de jul. de 2025

Água como prioridade das comunidades

A gestão de Dr. Gleudinho trata a questão do abastecimento como prioridade desde o primeiro dia, buscando resolver o problema que há anos vem afligindo as comunidades.

Como a proposta da atual gestão é melhorar a vida do povo, a equipe de recursos Hídricos, capitaneada por Neto Leocádio não mede esforço para manter o abastecimento.

Neste sábado [19.julho.2025] com a colaboração da comunidade de Rosa Luxemburgo, os servidores realizaram a troca da bomba que havia queimado.

A água voltou a jorrar no início da tarde. Mais uma missão cumprida.





Carnaubais faz parte oficialmente do Mapa do Turismo Brasileiro

O município foi certificado pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização, e esse é um marco histórico para Carnaubais-RN.

Essa conquista fortalece nosso potencial turístico e permite maior valorização das nossas belezas naturais, culturais e históricas.

A terra da carnaubeira avança com planejamento e desenvolvimento para o turismo sustentável!


Agora é possível fazer transferência eletrônica de veículos

A nova funcionalidade permite que o registro de veículos usados seja feito de forma online na venda direta entre Pessoas Físicas.

Para ter acesso à Transferência Eletrônica de veículo usado é necessário fazer a Vistoria veicular em qualquer unidade do Detran ou empresa credenciada; e validar ou preencher a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) no Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Depois de apto, acesse o Portal de serviços do Detran-RN (portal.detran.rn.gov.br), faça login inserindo CPF e senha, em seguida clique em Veículo / Transferência eletrônica de propriedade/ Iniciar processo de transferência on-line. Leia atentamente as instruções, preencha as informações iniciais, verifique o endereço, confirme os dados do comprador e dados do veículo, marque os serviços, anexe os documentos em formato PDF e clique em "finalizar processo" e em “imprimir comprovante”.

Em seguida, é preciso voltar ao menu "Meus Veículos", escolher o veículo do processo, verificar a existência de débitos e efetuar todos os pagamentos. Acesse o portal na opção "Meus Veículos", selecione o veículo do processo e salve o CRLV-e e o Código de segurança. É importante lembrar que o código de segurança ficará disponível apenas por 24 horas após a emissão


18 de jul. de 2025

Trump proíbe entrada de Moraes e ministros do STF nos EUA

O governo Donald Trump anunciou nesta sexta [18] a proibição da entrada nos Estados Unidos do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e de “seus aliados” na corte.

A punição ocorre após o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ter feito um périplo por Washington em busca de punições ao ministro do STF nos últimos meses.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado, Marco Rubio, em rede social. “Ordenei a revogação de visto para Moraes e seus aliados na corte, assim como para familiares diretos, imediatamente”, disse.

Rubio, na postagem, disse que o Supremo faz uma “caça às bruxas política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e viola direitos fundamentais não só dos brasileiros, mas também de americanos.

Também afirmou que o presidente Trump já tinha deixado claro que iria agir contra estrangeiros responsáveis por “censura”.

O secretário não cita nominalmente os demais ministros do tribunal na postagem nem dá detalhes de como será oficializada a ordem. Procurado, o órgão ainda não respondeu a reportagem sobre o alcance da medida.

A medida anunciada nesta sexta é complementar à que foi anunciada em maio pelo Departamento de Estado. Na época, Rubio decidiu restringir a entrada aos EUA de autoridades estrangeiras que, na opinião do governo, violem a liberdade de expressão.


Prefeitura mantém compromisso com o servidor e antecipa salário

A Prefeitura de Carnaubais reafirma mais uma vez o seu compromisso com os servidores efetivos públicos municipais.

Nesta sexta-feira [18], a gestão realizou o pagamento antecipado do salário referente ao mês de julho.

Mais do que um ato administrativo, a regularidade no pagamento dos servidores representa respeito, valorização e responsabilidade com quem serve a população através dos departamentos da administração.

 Desde janeiro a gestão vem honrando os salários antecipado — uma marca que demonstra planejamento, organização e compromisso com o serviço público.

O prefeito Dr. Gleudinho destacou a importância desse compromisso com o servidor: - “Desde o início da nossa gestão, temos como prioridade manter os salários em dia. Isso garante tranquilidade para o servidor e movimenta a economia da cidade. Valorizamos quem trabalha por Carnaubais”.

O Secretário de Finanças Antônio Gilmário também ressaltou o empenho da equipe: - “Essa antecipação é fruto de um trabalho sério e comprometido com a questão financeira da Prefeitura. Apesar das dificuldades encontradas, temos responsabilidade com aplicação dos recursos”.

PPA é apresentado aos vereadores

O Plano Plurianual (PPA) do Município de Carnaubais, para o período de 2026 a 2029, foi apresentado aos vereadores em reunião na câmara municipal.

O plano define as ações e a gestão dos recursos públicos, de como eles serão investidos.

As propostas debatidas com transparência contou com a participação das comunidades que manifestaram o que desejam que seja executado nos próximos quatro anos.

O PPA é a peça das mais importantes para o Executivo Municipal. É fundamental para definir como será alocados os recursos públicos.

Temos que apreciar e trazer todas para os vereadores as informações necessárias para que tenham conhecimento para analisar a matéria que irá para votação nos próximos meses.

O que é o PPA?

O orçamento municipal é construído com base no PPA, que tem validade de quatro anos. O PPA funciona de forma coordenada com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A LDO fixa limites à LOA, antecipando para a comunidade de que forma se pretende utilizar os recursos públicos. E as metas da LDO se reportam àquelas contidas no Plano Plurianual.


Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF e deve usar tornozeleira eletrônica

A Polícia Federal [PF] cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira [18 de julho].

Foram apreendidos 14 mil dólares e R$ 8 mil reais.

Advogados de defesa do ex-presidente confirmaram a operação. Ele é alvo de medidas restritivas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre as restrições, Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais.

Ele também terá de permanecer em casa entre 19h e 7 da manhã, e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros (não podendo se aproximar de embaixadas), nem com outros réus e investigados pelo Supremo.

Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e foram cumpridos na casa do ex-presidente e em outros endereços.


Serra do Mel e UFERSA unem forças por avanços na educação

A secretária municipal de Educação de Serra do Mel, Milane Azevedo, esteve reunida nesta quinta-feira, 17, com representantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para discutir novas estratégias de fortalecimento da educação no município.

O encontro teve como objetivo ampliar parcerias institucionais que contribuam para elevar os índices educacionais da cidade, com foco na formação continuada de professores, implementação de metodologias inovadoras e garantia de um ensino cada vez mais eficaz.

“Acreditamos que investir na qualificação dos nossos educadores é investir diretamente no futuro dos nossos alunos. A parceria com a UFERSA representa um passo importante nesse caminho de transformação”, destacou a secretária Milane Azevedo.

Nesse sentido, a gestão municipal do prefeito Kênio Azevedo, tem reafirmado o compromisso com uma educação pública de qualidade e continuará buscando parcerias que impactem positivamente a aprendizagem, a valorização docente e o desenvolvimento social do município.

17 de jul. de 2025

1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

Carnaubais - Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, o seminário foi um importante espaço de escuta, troca de ideias e construção coletiva. Reunimos mulheres, lideranças e representantes de diversas áreas para debater caminhos concretos rumo a uma sociedade mais justa, com mais direitos e oportunidades para todas.













Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em Serra do Mel

A Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos, informa que um rompimento na adutora que abastece as vilas Amazonas, Pará, Ceará e Piauí provocou a interrupção temporária no fornecimento de água nessas localidades.

Desde o início da semana, equipes técnicas da secretaria estão mobilizadas na execução dos reparos necessários. O trabalho tem sido realizado com prioridade e esforço contínuo, visando restabelecer o abastecimento com segurança e no menor tempo possível.

A gestão municipal pede a compreensão dos moradores diante dos transtornos causados e reforça o compromisso em resolver o problema com máxima agilidade.

“A equipe está empenhada 24 horas por dia para normalizar o fornecimento. Contamos com a paciência e colaboração da população, que sempre tem nos apoiado nesses momentos”, destaca Jairton Azevedo, secretário de Recursos Hídricos.


Carnaubais recebe a visita técnica da IGR do Sertão para o Mar

Uma iniciativa que fortalece o turismo local, valoriza nossa cultura e conecta nosso município às rotas turísticas do estado.

Foi um momento de troca, escuta e reconhecimento dos nossos potenciais — da força da nossa gente às belezas e experiências que só Carnaubais oferece.

Seguimos firmes na construção de um turismo com identidade, inclusão e sustentabilidade!


16 de jul. de 2025

Comissão da Câmara aprova isenção de Imposto de Renda até R$ 5 mil

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar o projeto de lei do governo que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês a partir de 2026 (PL 1087/25) aprovou a proposta nesta quarta-feira (16).

O relatório do deputado Arthur Lira (PP-AL) também elevou de R$ 7 mil para R$ 7.350 a renda máxima que terá redução parcial de imposto.

O projeto segue para o Plenário da Câmara.

Arthur Lira fixou prazo até o fim do ano para manter a atual isenção de imposto para lucros e dividendos. “Com duas ressalvas: ou você realiza tudo o que já pagou de lucro e não distribuiu, ou você declara e fixa um prazo correto dessa distribuição. Dessa maneira, todos ficaram contemplados”, explicou o relator.

A taxação de contribuintes de alta renda, com um mínimo de 10% de alíquota, é a principal fonte de compensação dos custos da isenção – de quase R$ 26 bilhões – e incluirá o que eles ganham com lucros e dividendos de empresas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


MP vê abuso de poder e pede cassação de Allyson

Após a Justiça Eleitoral em Mossoró negar, no último dia 23 de maio, pedido para cassar o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), o caso ganha mais um capítulo na segunda instância.

A Procuradoria Regional Eleitoral do RN deu parecer favorável à cassação do mandato do prefeito de Mossoró, por abuso de poder econômico nas eleições de 2024.

O processo tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Na avaliação da procuradora regional eleitoral Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais, houve uso excessivo e desequilibrado da máquina pública para pagar, com dinheiro público, produção de material na mídia em favor do então candidato à reeleição.

MP também opinou pela cassação na 1ª instância

O caso subiu ao TRE, após recurso das coligações derrotadas nas eleições de 2024 lideradas por Lawrence Amorim (PSDB) e Genivan Vale (PL). As coligações discordaram da sentença do juiz Cláudio Mendes Júnior, da 33ª Zona Eleitoral, que negou o pedido de cassação do mandato de Allyson Bezerra.

Procuradora já vê provas suficientes para cassação

Apesar disso, a procuradora Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais já entende que as provas colhidas já são suficientes para a cassação de Allyson e a consequente perda dos seus direitos políticos por oito anos.

O entendimento dela é que, caso o TER não acolha a preliminar de reabertura das investigações, seja aceito o recurso dos candidatos derrotados e que o prefeito e o vice-prefeito, Marcos Medeiros (PSD), sejam cassados por abuso de poder midiático e político nas eleições do ano passado.

Em tempo

O caso será julgado pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral e, após isso, deve subir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


📢 Audiência Pública – Soluções para Animais em Situação de Rua

A Prefeitura de Carnaubais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, convida você para um diálogo aberto sobre o cuidado e controle de animais em situação de rua.

🗓 23 de julho | 🕘 9h

📍 Câmara Municipal de Carnaubais

Com a presença do Ministério Público, NORE e PRF.

Participe e contribua com esse importante debate!




Em OFF – da redação

Governo novo, oposição velha

Enquanto o prefeito Dr. Gleudinho trabalha para sanar problemas que se arrastam há décadas, a velha oposição faz seu teatro repetindo a mesma ladainha usada nos últimos dez anos. Não se conformam com as derrotas sofridas e a coisa cada vez mais piora para o grupo que teve sua oportunidade no passado e caiu do cavalo. Depois foi só tiro no pé.

Curtinhas

- O exercício do contraditório é próprio da democracia. Porém, praticado com inveja e rancor é terrível.

- Os ansiosos opositores tem sido bons cabos eleitorais para os adversários. Nadam, nadam e morrem na praia.

- Quem faz politica sem radicalismo sabe muito bem que quem tem mandato merece sempre um respeito a mais.

- Deixe de roer as unhas... Se avexe não, amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada!


Fiscalização encontra mais de 170 irregularidades em postos e comércios do RN

O Instituto de Pesos e Medidas [Ipem/RN] realizou duas operações de fiscalização nos últimos 20 dias e encontrou mais de 170 irregularidades em bombas de combustíveis, balanças comerciais e venda de alimentos a peso.

Ao todo, foram verificados 1712 equipamentos em Natal, Caicó e Assu.

A Operação Medida Certa fiscalizou 1600 bombas e balanças em postos e supermercados, identificando casos de fornecimento menor de combustível do que o indicado na bomba e erros de pesagem.

Duas balanças falsificadas também foram apreendidas.

Já a Operação Férias Escolares vistoriou 57 estabelecimentos que vendem alimentos a peso e encontrou falhas em 16 locais, como ausência de informação sobre o peso dos recipientes e balanças com erro de medição.

Os equipamentos irregulares foram interditados e os responsáveis autuados.


Bolsonaro nega fuga, diz que está doente e quer ver seu julgamento

O ex-presidente Jair Bolsonaro [PL] negou que tenha planos de deixar o Brasil diante do avanço do processo que pode levá-lo à condenação por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.

A soma das penas previstas no Código Penal pode alcançar até 43 anos de prisão, caso a Primeira Turma do STF opte por aplicar a punição mais severa para cada crime cometido.

Nesta terça-feira [15], Bolsonaro disse que sofre com doenças e afirmou que quer acompanhar o julgamento.

“Estou cheio de problemas de saúde, como que eu vou pra outro país? E outra, eu quero ver esse julgamento meu”, declarou.


Metade de donos de motos não possui Habilitação

Nada menos do que 49,7% dos proprietários de motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos no RN não possuem CNH na categoria A. Ou seja, não têm autorização legal para pilotar seus próprios veículos. 

Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), que concluiu levantamento comparativo entre o número total de veículos no estado que exigem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A e o número de proprietários que não possuem a habilitação necessária para conduzi-los.

Em números absolutos, o estado conta com 688.894 veículos que exigem habilitação na categoria A. No entanto, 342.296 proprietários não possuem a categoria correspondente em sua CNH.

Infração gravíssima

Pilotar sem habilitação coloca em risco todos os usuários do sistema de tráfego rodoviário e urbano, desde o próprio condutor até outros motoristas, ciclistas e pedestres.

A infração é considerada gravíssima, com penalidade multiplicada por três, resultando em multa de R$ 880,00, retenção do veículo e, em casos de acidentes, responsabilização civil e penal conforme previsto em lei


15 de jul. de 2025

Horário de Verão vai retornar?

A preocupação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) com o atendimento da ponta de consumo de energia elétrica no País se agravou no Plano de Operação Energética (PEN) para o período de 2025-2029.

É provável que este ano seja recomendado ao governo o uso do Horário de Verão para obter pelo menos mais 2 gigawatts (GW) de reforço no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A decisão precisa ser tomada em agosto, já que a medida requer três meses de antecedência para ser implantada.

Para quem não sabe, horário de verão é a prática de adiantar os relógios uma hora com o alegado objetivo de economizar energia.


PGR pede condenação de Bolsonaro e mais sete

 

Para a Procuradoria da República, grupo elaborou um “plano progressivo e sistemático” para dar um golpe de Estado no Brasil.

Ex-presidente ainda é descrito no inquérito como o chefe da organização criminosa que tentou romper com a normalidade institucional do país.

A Procuradoria-Geral da República pediu, ontem, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a condenação de Jair Bolsonaro e mais sete ex-integrantes do seu governo por tramarem um golpe de Estado, depois das eleições de 2022, quando as urnas deram a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva.

A partir de agora, será aberto prazo de 15 dias para que as defesas dos réus apresentem seus argumentos em relação à decisão da PGR. Esta é a última etapa antes do julgamento pela Primeira Turma da Corte.

O parecer foi entregue após o fim do prazo de 15 dias concedido pelo relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes.

Nessas alegações, a PGR apresenta sua versão dos fatos, reforçando argumentos para a condenação com base em provas, testemunhos e interrogatórios.

“O grupo, liderado por Jair Messias Bolsonaro e composto por figuras- chave do governo, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência, desenvolveu e implementou plano progressivo e sistemático de ataque às instituições democráticas, com a finalidade de prejudicar a alternância legítima de poder nas eleições de 2022 e minar o livre exercício dos demais poderes constitucionais, especialmente do Poder Judiciário”, diz o PGR na manifestação.

Além de Bolsonaro, fazem parte do chamado Núcleo Crucial da ruptura do Estado Democrático de Direito o tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; Alexandre Ramagem, deputado federal (PL-RJ) e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); general da reserva Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e general da reserva Walter Braga Netto, vice na chapa do ex-presidente à reeleição.

Para a PGR, a última cartada do grupo golpista foi a invasão às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.


14 de jul. de 2025

Gestão concluiu consulta pública inédita para elaboração do PPA


Após um mês realizando encontros e dialogando com moradores de Norte a Sul do Município, a Prefeitura de Carnaubais concluiu a fase de escuta pública para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.

Pela primeira vez, os carnaubaenses participaram diretamente da formulação do plano, debatendo com o governo e sugerindo propostas de acordo com interesses coletivos suas comunidades. A iniciativa, que envolveu diversas etapas de participação popular, - presencial e por meio virtual, - buscou ouvir as comunidades sobre as áreas prioritárias como saúde, educação, infraestrutura, abastecimento, e etc. 

O prefeito Dr. Gleudinho disse satisfeito com o dever cumprido, e reafirmou que o governo continuará aberto à participação popular. - “As vozes dos cidadãos são ouvidas e efetivamente consideradas nas ações da nossa gestão.” Comentou.

A reunião realizada nesta sexta-feira [14] na escola municipal Mariano Barbosa de Farias encerrou a etapa de um trabalho importante coordenado pela equipe de planejamento.

Próximo passo - A comissão responsável pelo PPA vai se reunir com os vereadores para apresentar o documento com as propostas e prioridades da gestão para os próximos quatro anos.







Bolsonaro será preso? Acaba hoje prazo dado por Moraes

O prazo dado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para que os advogados de Jair Bolsonaro (PL) expliquem po...