28 de dez. de 2024

Ex-prefeita é apontada como mandante da morte do prefeito de João Dias

A ex-prefeita de João Dias, Damária Jácome, foi apontada pela Polícia Civil como uma das mandantes dos homicídios do prefeito da cidade, Marcelo Oliveira, e do pai dele, Sandi Alves de Oliveira, em 27 de agosto deste ano.

Os detalhes da conclusão do inquérito foram divulgados na sexta-feira (27). Segundo as investigações, Damária está foragida.

A irmã dela, a vereadora Leidiane Jácome, também foi apontada como participante do planejamento do crime. A parlamentar está foragida.

Durante a operação deflagrada nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, um homem foi preso em João Dias. Segundo a Polícia Civil, ele é um pastor e apontou a localização das vítimas no dia do crime.

O delegado Alex Wagner detalhou ainda que havia um planejamento para Marcelo Oliveira ser morto na igreja.

"A gente pegou conversas entre eles minutos antes do crime, dizendo onde o prefeito estava. Chegaram a cogitar executar o prefeito dentro do culto que ele frequentava, porque ele estaria exposto. Em casa, ele estava seguro, tinha pelo menos 10 pessoas fazendo a segurança armada. Em um dos momentos de vulnerabilidade, seria no culto", revelou o investigador.

Damária Jácome é considerada de alta periculosidade e investigada pela Polícia Civil desde 2020. Dois irmãos dela morreram em confronto com a polícia, enquanto outro foi preso. O delegado falou sobre o que pode ter motivado o assassinato de Marcelo Oliveira.

"Ele era prefeito e sua vice era Damária Jácome. Há quatro anos, eles foram candidatos do mesmo lado político. Ele como prefeito e ela, vice. Marcelo foi eleito, mas pediu afastamento pouco tempo depois. Aí, a Damária assumiu. Tempos depois, Marcelo volta e diz que renunciou porque tinha sido extorquido. Ele voltou ao cargo e isso gerou cisão política e pessoal", afirmou.

EM TEMPO

Após a morte dele, a candidatura à Prefeitura de João Dias foi assumida pela esposa dele, Fatinha de Marcelo. Com 64,84% (1.818 votos), ela foi eleita prefeita derrotando a própria Damária Jácome, que teve 20,81% (566 votos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!

Jovem é assassinado a tiros em Serra do Mel

Um homicídio foi registrado na manhã deste sábado, 14 de março de 2026, na Vila Brasília, em Serra do Mel. De acordo com as primeiras inform...