expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 12 de outubro de 2024

Em quatro pontos, entenda a nova composição das câmaras de vereadores

O país elegeu no último domingo novos vereadores, que vão ocupar os Legislativos municipais nos próximos quatro anos. 

Essa nova composição segue com predomínio de partidos mais ao centro, mas indica avanços do PL, de Jair Bolsonaro. O novo ciclo também contará com mais mulheres

Veja quatro pontos resumidamente.

1º - De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MDB manteve a liderança como o partido com o maior número de vereadores eleitos do Brasil. A legenda teve um desempenho 10,4% superior em relação ao pleito de 2020.

2º - O PL cresceu 43,3% em relação ao pleito anterior, quando ainda não tinha o ex-presidente Jair Bolsonaro entre seus filiados, e elegeu mais de 4,9 mil vereadores. Em termos absolutos, o PL foi o segundo que mais ampliou o número, com 1.500 nomes a mais.

3º - Na esquerda, o PT aumentou o número de vagas nas Câmaras, mas só 17,3%, chegando a 3,1 mil parlamentares e subindo de 9ª para a 8ª legenda com mais vereadores. Entre as capitais, emplacou apenas 61 nomes, atrás de PL, PSD, PP, MDB, União Brasil e Republicanos.

4º - O número de mulheres eleitas para o cargo subiu na comparação com a composição de 2020. São ao todo 10,6 mil vereadoras, o que equivale a 18,2% do total de vagas. Em 2020, as mulheres eram 16% dos vereadores eleitos. Em 2012, somavam 13,5% do total.