expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 27 de janeiro de 2024

Giro Geral!

Sem a experiência política do prefeito de Natal, Álvaro Dias, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra mostrou mais esperteza na condução da sucessão municipal. Com a vantagem de ainda poder disputar a reeleição, o que não acontece com Álvaro, o prefeito Allyson segue tranquilo, pelo menos até o momento,  no fortalecimento de sua candidatura.

De melé solto

Na segunda maior cidade do RN, o prefeito Allyson Bezerra governa tranquilo ajudado por uma oposição encurralada, desacreditando na possibilidade de vitória e sem indicativos da união de todos em relação a um nome capaz de enfrentar o “menino”. Esse é o quadro atual, porém ainda existe tempo até às eleições.

Regras do jogo

O TSE concluiu, esta semana, o ciclo de audiências públicas sobre as resoluções das eleições 2024. O próximo passo é aprová-las no plenário do Tribunal Superior Eleitoral. O prazo final para a votação das normas do pleito deste ano é 5 de março.

Definições

Outra data importante do calendário eleitoral é 6 de abril: prazo final para as candidatas e os candidatos estarem com a filiação deferida pelo partido pelo qual pretendem concorrer. Também é data-limite para definição do domicílio eleitoral.

Fundão

Apesar de ter vetado R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares, ao sancionar o Orçamento da União de 2024, o presidente Lula manteve os R$ 4,9 bilhões definidos pelos parlamentares para o Fundo Especial de Financiamento de Campanhas Eleitorais.

Esquentando

Após duas operações da PF contra deputados federais em uma semana, cresce a tensão de parte do Congresso Nacional com o STF. Na volta do recesso, o Legislativo retomará, com mais força, o debate sobre revisão de poderes do Supremo.

Investigados

Nos dois casos, a Polícia Federal alvejou os parlamentares bolsonaristas (PL-RJ) Carlos Jordy, quinta-feira (18), e Alexandre Ramagem, ontem (25). O primeiro é acusado de conluio para o 8/1 e o segundo, de espionar adversários. Ambos negam.

Liderança

Como líder da oposição no Senado, Rogério Marinho esteve no Supremo Tribuna Federal com o objetivo específico de solicitar ao presidente da corte, ministro Luiz Roberto Barroso a substituição do ministro Alexandre de Moraes da relatoria do processo relativo aos atos criminosos de 8 de janeiro. Não deverá ser atendido em sua pretensão.

Caríssima

A Justiça do Brasil é considerada a mais cara do mundo. A informação é de órgãos do governo, após comparação aos gastos públicos com o judiciário em 53 países. O que chama atenção é que, do dinheiro destinado ao Judiciário brasileiro, 84% vão direto para o pagamento de salários e aposentadorias.