expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Valdeci Medeiros e Chico de Neco se destacam na história de Carnaubais

Grandes amigos, juntos, contribuiram com a organização administrativa e estruturação da cidade. Foto: arquivo pessoal. 


 

A construção da nova cidade de Carnaubais foi iniciada em 1974, durante a gestão do então prefeito Valdemar Campielo, medida tomada como forma de protegê-la de eventuais enchentes do rio Açu.

Nesse tempo difícil de transição aconteceu as eleições de 1976, onde saiu vencedor o prefeito Valdeci Medeiros que teve um papel importante na estruturação de Carnaubais.

No 4º pleito após a emancipação, também foi eleito o vereador Francisco Bezerra Gonçalves, mais conhecido como Chico de Neco que manteve o seu respeito e amizade com Valdeci Medeiros, ambos filiados ao MDB.

Detentor de dois mandatos parlamentares com tempo de 6 anos em cada um, tendo o regime militar prorrogado o exercício dos poderes executivo e legislativo, Chico de Neco teve sua carreira política encerrada em 1988.


 Nesse período chegou a presidir a câmara e construiu a sede do poder legislativo, uma das inúmeras obras executadas na gestão de Valdeci, que construiu a sede da prefeitura, trouxe água, energia, Telern, iniciou a construção do hospital, inaugurou centro de saúde e tantas outras melhorias do ponto de vista estrutural.  

No dois anos finais do mandato se desgastou politicamente e não conseguiu fazer seu sucessor, no caso seu vice-prefeito Zé Domingos que perdeu para Giovanni Wanderley.

Valdeci Medeiros faleceu no dia 4 de julho de 2014, aos 84 anos, após lutar contra problemas na próstata.

Chico de Neco, graças a Deus, segue vivo em seu vistoso casarão na comunidade de Água Branca.

Seu filho Pedro chegou a disputar o mandato de vereador, mas assim como Valdeci, seus herdeiros não tiveram êxito na política.