expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Europa arma a Ucrânia até os dentes, mas russos avançam



Já são quatro dias de ataques russos à Ucrânia, que neste domingo avançaram sobre Kharkiv, a segunda maior cidade do país. A Europa está armando a Ucrânia até os dentes.

Estrategicamente, os russos tomaram Chernobyl, desativada desde o acidente, há décadas, o que causa um efeito, digamos, marqueteiro no mundo todo, que reconhece seu potencial letal, além de ser próximo à fronteira com a Bielorrússia, vista pelos ucranianos como cúmplice dos russos neste conflito.

O presidente ucraniano, inclusive, já disse que quer negociar com a Rússia, mas desde que as negociações aconteçam fora da Bielorrússia, por motivos óbvios.

Essa guerra tem motivos muito complexos e a facilidade com que chegam as notícias graças à rapidez da web também traz uma série de informações muitas vezes desencontradas.

Há uma vertente de analistas (hoje todo mundo virou analista de geopolítica) que afirma que se os ataques não terminarem nas próximas 48 horas, outros países irão se envolver e a coisa vai sair do controle. 

Ainda mais com o presidente norte-americano Joe Biden agindo junto à OTAN com o uso de todas as artimanhas possíveis para socorrer a Ucrânia com o único objetivo: desestabilizar a Rússia.