expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Ataque russo em Kiev destrói o Antonov Mriya, maior avião do mundo



Além da perda de vidas humanas, a ação militar da Rússia contra a Ucrânia causa uma enorme tragédia para a aviação.

Como resultado do segundo ataque aéreo das tropas russas ao aeroporto Hostomel (Gostomel), perto de Kiev, a maior aeronave do mundo, o Antonov Mriya An-225, foi destruída.

A confirmação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em uma rede social.

A empresa Antonov havia dito que o Na-225 ainda estava intacto dois dias atrás, em 25 de fevereiro de 2022, após o primeiro ataque russo.

Apenas um modelo do An-225 foi construído. O avião foi apelidado de Mriya – "sonho", em português. E tinha um simbolismo enorme entre aeronautas e entusiastas da aviação.

Onde quer que pousasse, o avião atraía grupos de entusiastas, que se mobilizavam para registrar o pouso do gigante da aviação.

Ironia do destino, a aeronave foi desenvolvida pela Ucrânia no fim da década de 80 para dar suporte logístico ao programa espacial soviético.

O Antonov An-225 tinha uma utilidade ímpar no transporte mundial de cargas, uma vez que só ele reunia condições de transportar certos carrregamentos, devido ao seu tamanho. 

O avião estratégico de transporte aéreo de carga foi projetado pelo Antonov Design Bureau, no SSR ucraniano, dentro da União Soviética, durante a década de 1980. Depois de cumprir com sucesso suas missões militares soviéticas, foi desativado por oito anos. 

Como uma aeronave superdimensionada, o Antonov An-225 Mriya detinha vários registros únicos que o colocavam como a aeronave mais pesada já construída e a de maior envergadura entre quaisquer aeronaves em serviço operacional. 

Outros recordes mantidos pelo An-225 eram relacionados à carga em termos de peso e comprimento, pois ele tinha capacidade para transportar até 640 toneladas (705 toneladas curtas). O An-225 atraiu um alto grau de interesse do público, tanto que conseguiu alcançar um segmento global, devido ao seu tamanho e à sua singularidade. 

O An-225 esteve no Brasil em fevereiro de 2010 e em novembro de 2016. Acompanhe no vídeo abaixo um registro, feito por Sergio Mazzi, do momento em que o gigante de seis motores pousou no aeroporto de Viracopo. - R7