expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

MEC proíbe exigência de vacinação para aulas presenciais em IFs e universidades federais

O Ministério da Educação Publicou, nesta quinta-feira [30], um despacho proibindo a exigência da comprovação de vacinação a estudantes dos institutos e universidades federais como condicionante à retomada das aulas presenciais. O documento foi assinado pelo ministro Milton Ribeiro, que alegou ilegalidade na exigência por parte das instituições. 

De acordo com o despacho, que usou como argumento parecer da Consultoria Jurídica do próprio MEC, no caso das universidades e dos institutos federais, por se tratarem de entidades integrantes da Administração Pública Federal, a exigência somente poderia estabelecida mediante lei federal, "tendo em vista se tratar de questão atinente ao funcionamento e à organização administrativa de tais instituições, de competência legislativa da União".  


Além de afirmar que não seria o possível o estabelecimento das regras por parte dos IFs e das universidades, o ministro argumentou que a exigência de comprovação de vacinação seria um "meio indireto à indução da vacinação compulsória", o que só poderia ocorrer através de lei.