Estiveram presentes os vereadores Wanderley Mendes (presidente), Amâncio Júnior, Eudiene Benevides, Wilson Gregório, Neném de Nilson, Keide Soares e Damiana da Silva Dantas, Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Wanderley Mendes elogiou o projeto. |
O "Vale Sustentável" patrocinado pela Petrobras está sendo executado em Assentamentos da Reforma Agrária localizados em Carnaubais e outros municípios do Vale do Açu. A realidade da região preocupa já que o uso desordenado dos recursos naturais tem provocado sérios impactos negativos ao meio ambiente. Visando mitigar a desertificação a Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), firmou parcerias com o INCRA, IFRN, Sindicatos Rurais e com Associações Comunitárias de 10 Assentamentos: Canto Comprido, Canto das Pedras, Vassouras, Cavaco, Ligação, Morada do Sol, Planalto, Margarida Alves, Irmã Dorothy e Rosa Luxemburgo.
Quintais produtivos
No mês passado, a equipe técnica do Projeto Vale Sustentável, em conjunto com a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura do município de Carnaubais e a presença da prefeita Marineide Diniz, realizaram a entrega das mudas frutíferas na comunidade de Vila Nova.
A ação foi direcionada ao fortalecimento dos quintais produtivos da agricultura familiar.
Arborização nas escolas
O Projeto Vale Sustentável, também em parceria com a prefeitura de Carnaubais e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais promoveram a arborização de 10 escolas públicas com a participação das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Obras, além de diretores das unidades escolares, professores, pais e alunos que se envolveram ativamente no plantio das mudas frutíferas.
Limpeza do rio
A ação que tem como objetivo estimular e conscientizar a população local da necessidade de preservação dos recursos naturais, contou com a participação de 100 voluntários. Na ocasião foram retirados resíduos sólidos como: latinhas de bebidas, garrafas de vidros, sacos plásticos, roupas, latas de leite e de tinta, fraldas descartáveis, vidros, ferro, capô de carro, tambor, pedaços de móveis, placas de zinco, além de outros produtos jogados no leito do rio Açu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário