expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 16 de outubro de 2021

"Papo de Política" conta causos da terra do caju

Serra do Mel - O programa semanal apresentado por Dr. Aldo Araújo, professor Roberto com a participação do ex-prefeito Anchieta Martins é o retrato falado da terra do caju, do mel, dos royalties, e agora, das eólicas.  

Tarcísio Costa e seus causos 



Hoje o sabatinado foi o ex-vereador Tarciso Costa, um grande conhecedor da história política do município. Inclusive, protagonizou ferrenhas batalhas contra o então líder Cortez Pereira, que “imperava” desde a época da colonização.  


Evangélico, Tarcísio fez questão de afirmar que não guarda rancor de seus desafetos políticos, inclusive, inclusive, os Corteses - pai e filho. 


Você pode ouvir o programa no link: Papo de Política #03 - Convidado Tarcisio Costa - YouTube.  


Seguindo a tradição da família, após a aposentadoria de Tarcísio, os Costas sempre tiveram representantes na câmara de vereadores, sequenciando, Euzébio Maia, Paulo Silas, Moardo Macedo, Juninho Maia, Mércia Costa, Jeú Costa e Benigno Moura.  


Durante o papo de política, o apresentador Aldo Araújo fez uma homenagem a professora aposentada Dona Geralda, representando os educadores que tiveram seu dia ontem – 15 de outubro.  


O poeta Crispiniano Neto,  

o entrevistado da semana passada 

Na segunda edição do Papo de Político, ninguém menos do que o poeta Crispiniano Neto, que conhece todos os cacoetes políticos, foi o entrevistado e como não poderia ser diferente, o sábio colono da vila Amazonas contou um pouco dos fatos que fizeram parte da colonização da Serra do Mel. 


Começando bem lá de trás, “onde hoje estão as vilas haviam comunidades com nomes como Cabeço Alto, onde hoje está Mato Grosso, Escadaria onde hoje é Espírito Santo” ... E por aí vai. 


Na rica história na terra descoberta e amada por Cortez Pereira, não faltam causos. Alguns engraçados, apesar dos pesares das lutas que marcaram a transformação do sonho em realidade. 


Crispiniano Neto exerceu a gerência da Coopercaju com o apoio do movimento sindical rural e órgãos de governo contribuindo para a melhoria da produção das castanhas de caju pelos colonos, implantando uma agregação de valor ao produto na Serra do Mel diferenciada, com repercussões até hoje e devidamente comercializadas no Estado e em todo país. 


Hoje a cidade e seus vilarejos são bem diferentes de antes, mas um dos problemas que 

parecem insolúveis é a falta de água. Há, como é difícil para o povo essa convivência secular com a escassez do precioso líquido. 


Enfim, foi um prazer ouvi o programa idealizado pelo amigo Aldo Araújo. Próximo sábado tem mais!