O trecho conhecido como “estrada da castanha”, que liga Carnaubais a Serra do Mel, no Vale do Açu, deveria se chamar “rodovia governador Cortez Pereira, uma justa homenagem a que fez pelo RN, em especial a cidade serrana.
Morre o homem, fica a história!
Cortez Pereira exerceu diversas atividades durante sua vida. Estudou filosofia, teologia e bacharelado, fez vários cursos em universidades e seminários no Brasil, na Espanha, Itália, Suíça, França e Israel.
Foi deputado estadual, senador da república, governador biônico do RN e prefeito de Serra do Mel. Nas eleições municipais de outubro de 1996, disputou a prefeitura de Serra do Mel, mas não foi bem-sucedido.
Em 2000 candidatou-se novamente e, dessa vez, venceu. Doente desde a campanha política, Cortez Pereira teve sua administração cercada por críticas, chegando a ser acusado de “abandonar a cidade”.
No começo de 2003, sob a argumentação de que Cortez não aparecia na prefeitura havia mais de 30 dias, o promotor de justiça Fábio de Weimar Thé, da comarca de Mossoró, conseguiu afastá-lo de suas funções, mas através de liminar Cortez Pereira reassumiu o cargo.
Em maio foi a vez da Câmara Municipal de Serra do Mel aprovar por unanimidade um requerimento solicitando a cassação do prefeito. Cortez Pereira faleceu no dia 21 de fevereiro de 2004de parada cardíaca, em Natal. Assumiu a prefeitura o vice-prefeito Izete Bezerra.
No ano que completará seu centenário seria justa essa homenagem. A obra da estrada da castanha – sonho antigo da região - foi concluída recentemente e hoje é o corredor do desenvolvimento desta região mais rica do RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário