expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Retomada com inflação: material de construção está mais caro e faltando nas lojas Brasil afora



Não é só o preço do arroz que está nas alturas. Alguns materiais de construção tiveram aumentos expressivos desde o começo do ano – e chegam até mesmo a faltar nas lojas, ainda que momentaneamente.

Esse cenário impacta tanto a vida do brasileiro comum, que resolveu fazer pequenas reformas na casa, quanto a de grandes empresas de construção civil, que também atuam nos segmentos de obras públicas e moradias populares.

Cimento e aço tiveram a produção interrompida durante o início da pandemia e as atividades retomadas não alcançaram o patamar produtivo anterior à crise sanitária.

Enquanto isso, a demanda por esses produtos cresceu. A construção civil foi considerada atividade essencial pelo governo e além de o setor não ter parado, houve um “movimento de formiguinha” de muitos brasileiros.

Muitos dos que não foram impactados por reduções salariais, mas passaram a gastar menos durante a pandemia, investiram em melhorias na casa, até mesmo o pagamento do auxílio emergencial, benefício voltado a trabalhadores informais e população vulnerável, com cinco parcelas de R$ 600 e a partir de agora mais quatro de R$ 300, estimulou o consumo e aqueceu o mercado.