expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Dança das cadeiras: Abraham Weintraub anuncia saída do Ministério da Educação



Abraham Weintraub, ministro da Educação e uma das figuras mais controversas do governo Jair Bolsonaro, anunciou que vai deixar o cargo. O atual secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, nome ligado ao guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, é cotado para assumir seu lugar.

Apesar de já esperada, a demissão ocorre em um dia de fragilidade do Planalto com a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, em um sítio pertencente ao advogado da família.

No vídeo em que anuncia sua saída, Weintraub diz que vai para o Banco Mundial e que não vai discutir agora os motivos da decisão. Já Bolsonaro diz que o momento é difícil e que não deixará de lutar por liberdade.

Nenhum dos dois cita qualquer tema relativo à área de educação. Esta é a décima queda de ministro do governo Bolsonaro, sendo a terceira ocorrida durante a pandemia.


Motivos para a saída

O ministro sai em meio a investigações sobre racismo contra chineses, devido a um post nas redes sociais, e por ter pedido prisão para ministros do Supremo Tribunal Federal em uma reunião ministerial.

Ao repetir o insulto de “vagabundos” aos ministros do STF junto a um grupo apoiadores do governo no domingo, ele selou seu destino. Bolsonaro disse há dois dias que ele havia virado um “problema”.