expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Governo do RN suspende reabertura do comércio que estava prevista para hoje (17)



Faz quase uma semana que a Região Metropolitana de Natal não tem mais leitos de UTIs disponíveis. Seu José Ribamar estava internado há duas semanas numa UPA de Natal, na fila de espera por uma UTI. Com a unidade lotada, chegou a ser acomodado numa cadeira de rodas. Ele não resistiu.

“Acabei perdendo meu pai por negligência do estado e do município", acusa a filha.

Seu João também morreu sem a assistência de que precisava. A família conseguiu, na Justiça, uma vaga de UTI, mas o governo do estado disse que não havia vagas nem na rede pública nem na particular.

“Não deu tempo de salvar meu pai. Eu só queria uma UTI. Eu só queria salvar meu pai. Só isso. Não foi possível", lamenta a filha dele, Janaína Fidélis.

Sem leitos de UTI para Covid-19 disponíveis na rede pública da Região Metropolitana de Natal e com a taxa de isolamento social abaixo da meta, o governo do RN suspendeu a reabertura do comércio que estava prevista para esta quarta-feira (17) e adiou para a quarta da próxima semana (24). Ainda assim, isso vai depender da ocupação nos hospitais.

“A gente precisa fazer esse dever de casa de expansão de leitos, para que, no dia 24, finalmente, a gente comece a retomada da economia", afirma Carlos Eduardo Xavier, secretário de Tributação do estado.

Nesta terça (16), a Secretaria de Saúde de Natal começou a testar pessoas de grupos de risco. Uma fila grande se formou para a testagem no sistema drive thru. Foi preciso paciência.  - "Para os idosos, passar mais de três horas, quatro, dentro de um carro, é meio complicado", reclamou uma motorista.