expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Irã pede explicações ao governo brasileiro sobre NOTA DE APOIO AOS ESTADOS UNIDOS


O Irã pediu para a diplomacia brasileira explicações sobre o posicionamento do Brasil em relação ao ataque dos Estados Unidos, que resultou na morte do general iraniano Qassem Soleimani, da Guarda Revolucionária daquele país.

A solicitação foi feita no último domingo (5). As informações são do jornal O Globo.

Na ausência do embaixador do Brasil no Irã, Rodrigo Azeredo, que está de férias, a encarregada de negócios da embaixada, Maria Cristina Lopes, representou o governo brasileiro na reunião realizada no Ministério das Relações Exteriores iraniano. O encontro foi confirmado pelo Itamaraty ao Globo, mas o teor da conversa não foi revelado.

Após o ataque que vitimou o general, o Itamaraty divulgou uma nota, na sexta (3), em que afirmou que "condena igualmente os ataques à Embaixada dos EUA em Bagdá" e apelou "ao respeito da Convenção de Viena e à integridade dos agentes diplomáticos norte-americanos reconhecidos pelo governo do Iraque presentes naquele país".

O Brasil manifestou "seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo" e reiterou que "essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo".