expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Natal 420 anos: moradores saudosistas lembram histórias no aniversário da capital potiguar



Aniversariante do dia 25 de dezembro, Natal completa 420 anos em 2019. Noiva e Cidade do Sol - os títulos têm em comum uma das características mais marcantes da capital potiguar: o sol que brilha praticamente o ano inteiro, e um desejo de chegar e ficar perto. Quem não quer passar o resto da vida em Natal?

Privilegiados são os moradores da cidade, que tem das belas dunas ao Rio Potengi, calorosas praias e gente. Acolhimento e sotaque forte, coragem e orgulho da história de 420 anos que os natalenses construíram com suas próprias histórias.

Histórias como a do casal Jailton e Joseane, que tiraram uma foto no terminal de ônibus dos Santos Reis, na avenida Presidente Café Filho, em 1993, e refizeram o clique em 2019. 

Na época, eles eram namorados. Hoje estão casados, com filho.

"A gente tinha acabado de começar a namorar, em junho, e tiramos essa foto no final do ano. Naquela época, o que a juventude do bairro tinha era ir à praia no domingo", lembra Joseane sobre a foto na Praia do Meio.

Já Kaline Silva lembrou de uma aventura de adolescência no Hotel Reis Magos, atualmente abandonado e em ruínas. Na época, o edifício era um dos mais luxuosos da cidade. 

Sem condições de frequentas o hotel, a jovem tirou uma foto na frente dele, após uma festa.

"Nessa época eu tinha 15 anos. Foi uma aventura. Tinha acabado de sair de uma festa, já tinha amanhecido, e eu tinha muita vontade de conhecer o hotel (Reis Magos), mas não tinha condições, então pedi para minha amiga tirar uma foto daqui do lado de fora", lembra ela.

A história da praia mais famosa da cidade, Ponta Negra, também faz parte da vida de Margarete e Pedro, mãe e filho, que tiraram fotos no mesmo local em 1997, quando ele ainda era criança. 

Na época, ela era dona de uma barraca.

Subi muito no morro, quando podia. A vista maravilhosa que a gente tinha lá de cima, era perfeito. Ele (Pedro) não tinha nem dois anos de idade", lembra a mulher.

"Eu tenho orgulho de ser de uma cidade maravilhosa como essa. Tenho o prazer de dizer que moro onde os outros tiram férias", concluiu o jovem.