Uma parcela de 74% dos usuários do Facebook nos
EUA não fazia ideia do que a rede social sabia sobre eles. Quem os surpreendeu
com essa “novidade” foi o instituto Pew Research Center, que, para
realizar uma pesquisa, apresentou a 963 norte-americanos a página de preferências
de anúncios da plataforma.
Realizado entre setembro e outubro do ano
passado, o estudo tinha como objetivo avaliar o quão por dentro do
funcionamento da rede social estão os usuários do país. Os participantes do
estudo foram primeiro direcionados para a página mencionada, que reúne
basicamente tudo o que o Facebook sabe sobre eles. Muitos se mostraram
surpresos com a existência dela.
Estão listadas ali as personalidades
favoritas de cada usuário, seus interesses relacionados a negócios, seus
esportes favoritos e até mesmo os hobbies que ele parece ter — tudo com base em
suas ações na plataforma e, por vezes, fora dela.
É
possível modificar todas as informações manualmente, mas, no geral, o Facebook
organiza tudo automaticamente em categorias. E a plataforma parece saber o que
está fazendo: 59% dos participantes disseram que a página reflete bem seus
interesses, com apenas 27% alegando que o sistema estava muito ou completamente
errado sobre eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário