expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Revelação: Maioria dos usuários não sabe o que o Facebook sabe sobre eles


Uma parcela de 74% dos usuários do Facebook nos EUA não fazia ideia do que a rede social sabia sobre eles. Quem os surpreendeu com essa “novidade” foi o instituto Pew Research Center, que, para realizar uma pesquisa, apresentou a 963 norte-americanos a página de preferências de anúncios da plataforma.

Realizado entre setembro e outubro do ano passado, o estudo tinha como objetivo avaliar o quão por dentro do funcionamento da rede social estão os usuários do país. Os participantes do estudo foram primeiro direcionados para a página mencionada, que reúne basicamente tudo o que o Facebook sabe sobre eles. Muitos se mostraram surpresos com a existência dela.


Estão listadas ali as personalidades favoritas de cada usuário, seus interesses relacionados a negócios, seus esportes favoritos e até mesmo os hobbies que ele parece ter — tudo com base em suas ações na plataforma e, por vezes, fora dela. 

É possível modificar todas as informações manualmente, mas, no geral, o Facebook organiza tudo automaticamente em categorias. E a plataforma parece saber o que está fazendo: 59% dos participantes disseram que a página reflete bem seus interesses, com apenas 27% alegando que o sistema estava muito ou completamente errado sobre eles.