expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Ações de segurança hídrica vão beneficiar 200 mil pessoas no RN



A Agência Nacional de Águas (ANA) apoia os Estados a fortalecer suas ações voltadas ao fornecimento de água bruta e saneamento.

Neste ano, um dos convênios firmados pela Agência vai ajudar o RN a implementar obras que darão mais segurança hídrica a 200 mil pessoas, com investimentos que podem chegar a R$ 100 milhões.

Por meio de Convênio com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), está em fase final a elaboração do Projeto Básico de sistemas adutores, visando a garantia de suprimento de água para consumo humano e atividades produtivas na Região do Seridó (RN), que abrange 24 municípios e localidades rurais.

Como resultado, está prevista a implantação de dois eixos adutores para a região, dividida entre Seridó Norte e Seridó Sul. Para o Seridó Norte, a captação ocorrerá na barragem Armando Ribeiro Gonçalves (Captação Jucurutu) e a adução seguirá para todos os municípios da região.

Para o Seridó Sul, o sistema é composto por vários trechos dispostos no território, cada um exercendo uma função específica no contexto da solução conjunta, e que considera o aporte do Sistema Operacional do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) na Bacia do rio Piranhas-Açu e um reforço com a utilização da futura Barragem de Oiticica.