expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Estudantes de Apodi resgatam tradições e fortalecem elos com a comunidade



Conhecer a própria história e se reconhecer nas tradições locais estimula a formação da própria identidade e a criação de laços consistentes com o passado. A valorização da vida no campo, o resgate das tradições e o aprofundamento dos elos entre gerações inspiraram alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira, no distrito de Melancias, zona rural de Apodi (RN).

Como resultado, os estudantes criaram o projeto "Memorial da Gente - Resgate de memórias afetivas e preservação do patrimônio histórico", finalista do Desafio Criativos da Escola. Motivados a recontarem suas próprias histórias, os jovens paramentaram uma carroça para visitar os idosos moradores da zona rural, com o intuito de escutar suas lembranças.

A partir dessas conversas, os estudantes resgataram acontecimentos particulares e fatos marcantes da comunidade, estabeleceram vínculos com os idosos e compreenderam o valor histórico de móveis, objetos e documentos antigos. Munidos dessas "velhas-novas" informações, o grupo percebeu a importância de valorizar e preservar a linguagem, cultura e tradições locais para a manutenção da identidade coletiva regional.