expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 27 de outubro de 2012

Urnas derrubam mitos e levantam outros no Vale do Açu

Democrata Abelardo Rodrigues provou que é um `osso duro de roer´
Alguns mitos – ou projetos de mitos – simplesmente desmoronaram nas eleições municipais deste ano. Talvez, a maior evidência disso tenha sido a derrota da família Soares em Assú, onde o deputado George, filho de Ronaldo, foi massacrado nas urnas pelo prefeito Ivan Junior.

Na região, outros personagens conhecidos também se deram conta de que é chegada a hora da aposentadoria política, entre eles, o ex-prefeito Zé de Deus de Ipanguaçu. Antes imbatível, agora não é mais.

Em Itajá, o popular Gilberto Lopes de forma cabal, provou que não transfere mais voto para ninguém. Abdicou da sua reeleição, porém, não conseguiu fazer o sucessor.  

Em Carnaubais, o prefeito Luiz do PSB, enfim, quebrou o tabu ao se reeleger, coisa nunca antes conseguida, nem por ele próprio quando foi derrotado em 2004.   

Já em Alto do Rodrigues, o prefeito eleito Abelardo Rodrigues virou um mito na política ao conseguir seu quinto mandato, desbancando o atual gestor Eider Medeiros.

As voltas que o mundo dá

Em 2008, do velho e famoso “trio mocotó” (Ronaldo, Zé de Deus e Abelardo) os dois primeiros saíram como verdadeiros coronéis, elegendo seus “herdeiros”. Já Abelardo, que elegia até um poste, como diziam, não fez o sucessor.

Quatro anos depois Ronaldo e Zé de Deus se afundaram na tentativa de eleger seus parentes a vara e a remo. Diferente de ambos, Abelardo aos trancos e barrancos se mantém de pé (podendo ser derrubado ainda pela Lei da Ficha Limpa).