expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 6 de maio de 2012

O sertanejo é antes de tudo um forte, mas a seca é braba!

Nosso blog mergulha na realidade feroz enfrentada pelos agricultores que lutam bravamente pela sobrevivência no Assentamento Santa Luzia, distante 10 quilômetros da zona urbana de Carnaubais. As imagens revelam as dificuldades provocadas pela seca e a falta de atenção do poder público. Com o gado morrendo de fome e sede, os sertanejos clamam por socorro e esperam por providências urgentes!
Cabôco Chico com balde busca um pouco de água. Sem chuva, falta até para beber
Nem o moinho de vento que embeleza a paisagem funciona. Água só no coco
Agricultor "Vovô" olha desolado para reservatório completamente vazio.
O único açude da localidade já secou deixando a situação de mal a pior
Seu Julio Dantas com as mãos na cabeça demonstra preocupação
______________________________________________________________________________

Os moradores informaram que a prefeitura manda apenas duas pipas d’água por semana, coisa que os gestores anteriores faziam, ficando longe de atender as necessidades humanas e do gado, o que obriga os próprios assentados fazerem diariamente “vaquinha” para comprar água. “É preciso que alguém, o Prefeito, o INCRA ou governo do Estado ouçam nosso grito de socorro e façam alguma coisa por nós”, desabafou José Antonio Dantas.

___________________________________________________________
Contradições entre a propaganda enganosa e a realidade nua e crua que os governantes fingem não ver

Na semana passada o prefeito apresentou um fazendeiro como exemplo de sucesso do programa Balde Cheio. Por coincidência ou não, a fazenda mostrada na propaganda fica cerca de um km do assentamento Santa Luzia, onde o pessoal da prefeitura não pisa os pés. A fazenda "Escondida" visitada pelos técnicos do BNB e pelo Secretário de Agricultura dispõe de equipamentos próprios como trator e a sobrevivência independe do poder público, enquanto os assentados do Santa Luzia sofrem na pele a falta de atenção dos órgãos governamentais.