Uma pesquisa recente revelou que quase metade dos
estudantes potiguares que ingressam na graduação acaba desistindo dos cursos
antes mesmo de se formar. De acordo com o “Mapa do Ensino Superior no Brasil”,
divulgado pelo Instituto Semesp, a taxa de desistência no Rio Grande do Norte é
de 48,2%.
Os motivos apontados para essa decisão incluem frustração com
currículos desatualizados, além de questões econômicas e falta de oportunidades
no mercado de trabalho.
Uma das estudantes que optaram por abandonar o curso foi
Maria Clara Spínola, de 18 anos, que desistiu de Química do Petróleo na
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por não ter se identificado
com a área. “Não é um curso que falta oportunidades de emprego, mas eu
simplesmente não me identifiquei e acabei abandonando. Agora, pretendo fazer
psicologia”, relata Maria Clara.
Cláudia Santa Rosa, ex-secretária estadual de educação,
avalia que a taxa de desistência no Rio Grande do Norte segue a tendência
nacional. “Sempre soube que essa taxa era alta. Durante minha atuação no
terceiro setor, chegavam informações de que muitos cursos nas nossas
instituições de ensino superior começavam com 40 alunos e terminavam com apenas
um quarto desse número, o que é incompatível com os investimentos realizados”,
afirma Santa Rosa.
De acordo com a especialista, que também foi secretaria de
educação do Rio Grande do Norte, o estudo aponta causas com as quais ela
concorda, como a frustração dos jovens diante de currículos desatualizados e
distantes das demandas do mercado de trabalho. Além disso, ela destaca questões
econômicas, como a capacidade de arcar com os custos do curso.
De acordo com a pesquisa, que acompanhou alunos que ingressaram
no ensino superior em 2017 até 2021, o Rio Grande do Norte registrou que 27,9%
dos estudantes conseguiram concluir a graduação, enquanto outros 23,9% seguiam
matriculados. A taxa de desistência acumulada no período foi de 48,2%.
Segundo o Mapa do Ensino Superior, o Rio Grande do Norte
conta com um total de 29 Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem
cursos presenciais, além de 49 IES que oferecem cursos na modalidade de
Educação a Distância (EAD).
Do total de matrículas no ensino superior no estado, 57,0%
estão em instituições privadas. Quanto às modalidades, 78,9% das matrículas são
em cursos presenciais, enquanto os cursos EAD representam 21,1% das matrículas.