expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Novo ensino médio: entenda o que deve mudar

A partir de 2022, instituições de ensino de todo o país adentram o Novo Ensino Médio, um novo formato para aprendizagem nos anos escolares finais que tem objetivo de oferecer uma grade curricular mais flexível aos alunos. Com isso, o papel das escolas será ainda mais importante - e mais autônomos e protagonistas serão os estudantes. 



O novo ensino médio, previsto numa lei aprovada em 2017, começa a ser implementado em 2022 em todo o país, nas escolas públicas e privadas. 


As mudanças vão começar pelo 1º ano dessa etapa de ensino. 


A principal mudança é que os alunos vão ter que cumprir os chamados itinerários formativos, que podem começar a ser ofertados ainda em 2022, mas só serão obrigatórios a partir de 2023. 


Além disso, os estudantes de ensino médio terão que dedicar mais horas ao ensino escolar: as 4 horas atuais passam para no mínimo 5, e isso já começa a valer em 2022. 


Veja mais mudanças e entenda todas elas abaixo 


Disciplinas viram áreas do conhecimento 


A grade curricular das escolas públicas e privadas de ensino médio não terão mais o formato utilizado até então em que as disciplinas eram individuais, graças à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Agora, os conteúdos serão divididos em áreas do conhecimento de maneira similar à que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão elas: 


  • linguagens e suas tecnologias; 

  • matemática e suas tecnologias; 

  • ciências da natureza e suas tecnologias; 

  • ciências humanas e sociais aplicadas; 


Estas divisões vão abranger Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Ou seja, nenhuma disciplina será excluída do currículo atual, elas somente serão trabalhadas de maneira diferente do que era feito até então. No entanto, das disciplinas atuais, somente Língua Portuguesa e Matemática vão ser obrigatórias nos três anos de ensino médio. 


O objetivo da nova organização curricular é integrar as disciplinas, fortalecendo as relações entre elas e melhorando seu entendimento e aplicação na vida real. 

Esta grade não deve ultrapassar o limite de 1.800 horas ao longo dos três anos de ensino médio. 


Itinerários formativos 


Os itinerários formativos são a maior novidade no novo ensino médio. Eles serão optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição e serão compostos para se aprofundar nos conhecimentos das seguintes áreas: 


  • linguagens e suas tecnologias; 

  • matemática e suas tecnologias; 

  • ciências da natureza e suas tecnologias; 

  • ciências humanas e sociais aplicadas; 

  • formação técnica e profissional. 


Na prática, vai funcionar assim: o aluno terá em sua grade as quatro áreas do conhecimento divididas por ano ou por semestre, a depender da escola, e poderá escolher uma disciplina extra para se aprofundar em uma das áreas ou na formação técnica e profissional. 

Por exemplo, a escola pode oferecer um itinerário de comunicação, no campo de linguagens e suas tecnologias, e outro de meio ambiente e sociedade em ciências da natureza, e o estudante terá a liberdade de optar qual itinerário cumprir. 


O objetivo desta implementação é fazer com que o aluno saia do ensino médio com uma formação ou conhecimentos específicos que o ajude a adentrar o mercado de trabalho sem precisar de um diploma de formação superior. 


Esta parte da grade curricular ocupará 1.200 horas do ensino médio, divididas nos três anos da fase escolar. O aluno poderá iniciar o itinerário escolhido no 1º ano caso esteja disponível em sua escola. Mas a instituição tem até 2023 para disponibilizar os itinerários. 

Vale ressaltar que as redes públicas e particulares terão autonomia para definir quantos e quais itinerários formativos irão ofertar. Uma rede pode decidir ofertar apenas dois itinerários, enquanto outra pode oferecer 15, por exemplo.

 

Também é importante saber que não é garantido que o aluno terá vaga assegurada no itinerário que escolher, especialmente na formação profissionalizante, já que o número de vagas será limitado em cada oferta disponibilizada. Portanto, o estudante terá liberdade para pleitear vaga em outra instituição de ensino que ofereça um itinerário que mais lhe interesse. 


O jovem poderá mudar de itinerário ao longo dos três anos caso deseje e caso a escola ofereça outra opção com vagas disponíveis. Ao final do ensino médio, ele receberá o certificado de conclusão e certificado do curso técnico escolhido. 


Projeto de vida 

 

Outra novidade do modelo de ensino médio que deve ser implantado em 2022 é o chamado “projeto de vida”. Este componente transversal será oferecido nas escolas para ajudar os jovens a entender suas aspirações, num estilo de orientação. 


O objetivo é ajudar o aluno a compreender o que ele quer para seu futuro, ao mesmo tempo que endente como a escola pode ajudá-lo a alcançar este objetivo. 


Não é especificado se esta orientação deve ser feita por um profissional especializado, como um psicólogo, ou se um professor ou profissional da unidade de ensino será responsabilizado pela função.

 

Carga horária anual 

 

Até 2024, o novo ensino médio passará de 800 para de 1.000 horas anuais, atingindo 3.000 horas ao final dos três anos. Para atingir o total de horas, cada ano letivo deve ter 200 dias, com, em média, cinco horas por dia. 


As áreas do conhecimento ocuparão 60% do tempo de grade do ensino médio, não podendo ultrapassar o limite de 1.800 horas totais ao final dos três anos. Já os itinerários formativos devem ocupar os 40% restante, totalizando 1.200 horas. 


A lei não determina, no entanto, se o cumprimento da carga horária vai ser presencial ou à distância, mas a legislação já permite que 30% do ensino médio noturno e 20% do diurno seja ministrado remotamente. 

Pela primeira vez, Carnaubais disputará o Campeonato Estadual de Futsal Masculino

Com pratas da casa, equipe de futsal de Carnaubais se prepara para a competição.


  


Após o congresso técnico a Federação Norte Riograndense anunciou as equipes que disputarão o Campeonato Estadual de Futsal 2021 que terá início no dia 15 de outubro. 

Carnaubais ficou no grupo B formado pelas equipes: Carnaubais, AC.Ritmo, Mossoró e Baraúna. 


Atenção torcedores e torcedoras, o ginásio Francisco Weldenny de Brito será sede de jogos da equipe carnaubaense.    


Morre ex-governador Lavoisier Maia aos 93 anos

Lavoisier Maia Sobrinho, ex-governador do Rio Grande do Norte, morreu nesta segunda-feira (11) aos 93 anos, em sua residência em Natal. Uma infecção generalizada foi a causa do óbito. De acordo com familiares, o sepultamento às 11h30 desta terça, no cemitério Morada da Paz, em Emaús. 

Médico e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lavô foi o 44º governador do Rio Grande do Norte, exercendo o mandato no período de 15 de março de 1979 a 14 de maio de 1982. Também foi Senador da República, deputado federal por dois mandatos e deputado estadual.  


- “É um momento difícil, não só para a família, mas para todo o Rio Grande do Norte que reconhece até hoje o serviço prestado de Lavoisier ao longo de toda a sua vida pública. Perdemos um grande homem público e um ser humano de virtudes admiráveis”, declarou a viúva Teresinha Maia, casada com Lavô há 15 anos. 


Além da esposa, Lavô deixa órfãos 4 filhos: Ana Cristina, Márcia, Lauro e Cintia Maia, 13 netos e 3 bisnetos. Lavoisier completou 93 anos no último 09 de outubro. 


Veja a reportagem completa na Tribuna do Norte. Morre ex-governador Lavoisier Maia aos 93 anos. 

Parceria entre Prefeitura de Serra Mel e Projeto Cinemar leva diversão a garotada do município

ASSESSORIA


Uma quinta e uma sexta-feira diferente para as crianças da rede municipal de Serra do Mel, que tiveram uma nova e divertida experiência, que foi assistir um Cinema 3D, que ainda veio acompanhado de pipoca e algodão doce grátis, além de pula-pula, cama de elástico, piscina de bolinhas, entre outros brinquedos. 

Tudo isso foi proporcionado por meio da parceria que a Prefeitura de Serra do Mel fez com o Projeto Cinemar, e ainda contou com a cooperação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.


O Projeto Cinemar faz parte de uma trilogia que começou no ano de 2016 com o Cinema na Serra, depois em 2018, teve sua segunda edição com o Cine Sertão e em 2021 acontece por diversas cidades do litoral potiguar, e conta com o patrocínio da Cosern, Café Santa Clara e Toda Tinta, através da Lei Estadual de Cultura Câmara Cascudo. 


O projeto Cinemar foi instalado em dois locais: no Espaço Cultural Aldir Blanc e na Creche Municipal Djaine Karla. 


Assessoria de Comunicação.

Alô criançada!

 A gestão de Dona Marineide, através da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, promove nesta terça-feira (12 de outubro) a festa do "Dia da Crianças. Uma programação recreativa com show humorístico e distribuição de brindes para a criançada. O evento acontecerá em frente a prefeitura a partir das 17 horas.   

Boletim: Brasil tem o menor número diário de mortes por Covid-19 em 2021

Neste domingo (10), o Brasil registrou 8.639 novos casos de Covid-19 e mais 182 mortes, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.  

Este é o menor número de mortes pela doença registrados em 24 horas neste ano, junto com 6 de setembro, e o mais baixo desde 15 de novembro de 2020. 


Em comparação ao domingo passado, são 43 mortes a menos no período de 24 horas e 365 casos a menos da doença. Ao todo, o território brasileiro acumula 601.011 mortes e 21.575.820 infectados.  


O Brasil é o segundo país no mundo com mais vítimas da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 713 mil mortes, desde o início da pandemia. 

Saúde: Falta de atividade física causa gastos de R$ 300 milhões ao SUS

Estudo realizado pela UFF (Universidade Federal Fluminense) constatou que o impacto econômico da inatividade física de brasileiros, em diferentes regiões do país, representa gastos no SUS (Sistema Único da Saúde) de cerca de R$ 300 milhões somente com internações. 

- “Esse custo seria evitável na medida em que você ampliasse o acesso da população a programas de promoção de atividade física”, disse à Agência Brasil Marco Antonio Vargas, subchefe do Departamento de Economia da UFF e coordenador executivo da pesquisa, denominada “Implicações socioeconômicas da inatividade física: panorama nacional e implicações para políticas públicas”. 


Ele esclareceu que a inatividade está associada à incidência de diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), entre as quais hipertensão, diabetes, neoplasias de cólon e mama e doenças isquêmicas do coração, entre outras. A inatividade física constitui um dos principais fatores de risco associados à mortalidade DCNTs no mundo e no Brasil. 

 

Educação precisará de até 10 anos para se recuperar da pandemia

Autorização para retorno 100% presencial foi dada no último dia 04 de outubro.

Ícaro Carvalho - Repórter 

A educação foi um dos segmentos mais afetados com a pandemia de coronavírus e está começando a retomar suas atividades presenciais, ao passo que busca recuperar o “tempo perdido” com 18 meses no cenário pandêmico. Entre educadores e estudantes, é consenso que o ensino remoto e aulas não presenciais não têm o mesmo impacto das atividades de antes.  


No Rio Grande do Norte, especialistas dizem não ter um “prazo” de quanto tempo a situação irá se equalizar. A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN), estima de 5 a 10 anos para que essa situação venha a se normalizar, mas o prazo pode ser maior. 


Não temos um estudo específico da SEEC, mas nos baseamos em estudos nacionais e internacionais e costumo dizer para o pessoal que esse período não foi perdido, mas foi comprometido. Trabalhamos em tentar avançar e tentar desmentir o que as pesquisas apontam, que com esse prazo, que eu planejava que seria fevereiro, só teríamos uma perda de 5 anos. Com esse percurso, a média internacional será de 8 a 10 anos para a recuperação desse mesmo processo”, diz Getúlio Marques.   


Retorno presencial 


O retorno presencial às aulas nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte está acontecendo de forma gradual desde o dia 26 de julho, após um longo processo de discussão com os professores, que chegaram a ameaçar greve e cobrar imunização completa para retorno presencial das atividades. 

10 de outubro é dia mundial da saúde mental

Neste Dia Mundial da Saúde Mental, pela segunda vez durante a pandemia, está claro que a maioria das pessoas está enfrentando problemas. 

Em todas as culturas, estávamos enfrentando muitos problemas de saúde mental muito antes da pandemia, incluindo – mas não se limitando a – estresse e ansiedade, baixa autoestima, problemas alimentares e conflitos familiares. Todos esses desafios foram exacerbados ao longo dos últimos 18 meses. 


Te incentivo a fazer um balanço honesto de seu próprio bem-estar emocional hoje. Você está se cuidando? Está sofrendo desnecessariamente? Orgulha-se de estar ocupado, quando na verdade está exausto? Está escondendo a depressão ou a ansiedade para proteger as pessoas ao seu redor? 


Apesar dos avanços de estudos e pesquisas neurobiológicas – principalmente na última década- ainda temos muito a avançar no tratamento de uma doença mental que também pode ser fruto de uma Doença da Sociedade.