![]() |
COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO
A semana que está terminando teve uma pauta cheia na política eleitoral do Rio Grande do Norte, principalmente em razão de duas pesquisas de intenção de votos publicadas por institutos de Natal.
Os números, que retratam o momento, mostram que a disputa pelo Governo do Estado está centralizada entre o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), e o senador Rogério Marinho (PL).
Na pesquisa do Instituto Media, Allyson e Rogério estão empatados dentro da margem de erro com 33,2% e 31,3%, respectivamente. Na pesquisa do Instituto Consult, Allyson e Rogério também aparecem empatados dentro da margem de erro, com 30,88% e 28,47%, respectivamente.
Numa leitura simples, as duas sondagens sugerem que Allyson, visto como favorito até aqui, estacionou no patamar dos 30 a 33%, e que Rogério aparece com mais margem de crescimento, uma vez que em pesquisas anteriores a sua intenção de votos variava entre 18% a 24%.
O dado mais importante, porém, diz respeito ao senador Styvenson Valentim (PSDB). Segundo a pesquisa Media, se ele fosse candidato a governador teria hoje 42,58% contra 25,96% de Allyson Bezerra. Ou seja, Styvenson seria o favorito para governador.
Quanto ao pré-candidato governista Cadu Xavier (PT), as duas pesquisas revelam desempenho preocupante com 5,76% (Consult) e 12,3% (Media). Pouco para quem foi lançado pré-candidato a governador há sete meses.
É o cenário de hoje, que pode alterar, ou não, no futuro próximo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sua opinião é importante!