![]() |
Referência em urgência e emergência no interior do Rio Grande do Norte, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, tem capacidade para captar até seis órgãos para doação por procedimento: dois rins, duas córneas, fígado e coração.
Em nove anos, o HRTM já fez 60 captações, seis somente em 2025.
Os órgãos captados no HRTM são enviados para diversos estados, salvando vidas país afora: Ceará, Amazônia, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul, sem falar no Rio Grande do Norte, com dezenas de transplantes com órgãos captados na unidade.
![]() |
O trabalho é articulado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital.
Trabalho da Comissão é fundamental
A CIHDOTT do HRTM foi criada em 2 de julho de 2016 e é responsável por fazer busca ativa de pacientes graves, que possam ser potenciais doadores, bem como se articular com os profissionais do hospital e demais órgãos competentes.
Também acompanha e orienta familiares, após a conclusão do diagnóstico de morte encefálica. Também desenvolve atividades educativas para a comunidade sobre a temática, como o Setembro Verde.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sua opinião é importante!