28 de abr. de 2025

Que fim levaram os cheques?

 


Na hora de comprar um produto, é cada vez mais comum pegar o cartão de crédito ou débito, o celular ou até o relógio inteligente para confirmar a transação.

Dinheiro em espécie é cada vez mais raro de ser usado, só que existe uma forma de transferência que hoje é mais incomum ainda: os cheques.

Por segurança, conveniência e limites mais altos, esse papel preenchido na hora e assinado pelo dono da conta já foi um dos meios de pagamento mais populares do brasileiro para além do dinheiro em espécie.

Hoje todo o processo de assinar e entregar um deles parece complicado, mas por mais de um século ele foi rotina entre os brasileiros.

Como funciona um pagamento via cheque?

Por ser uma espécie de comprovante de débito, o cheque é um documento oficial, com papel timbrado do banco e que deve ser assinado por quem está interessado em uma compra.


Devidamente preenchido, o cheque é então entregue a quem vai receber o valor combinado. Essa pessoa normalmente precisa ir até uma unidade física da instituição bancária e descontar o cheque — expressão que significa a conversão do documento no dinheiro propriamente dito. Normalmente, a liberação do depósito demora até um dia útil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!

RN terá 10 Deputados Federais e 30 Estaduais a partir de 2027

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira [6/5], um projeto de lei complementar que aumenta de 513 para 531 o número de cadeiras na Cas...