16 de abr. de 2025

Mais de 80% dos potiguares dependem somente do SUS para assistência médica

Um levantamento realizado junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com base em dados populacionais do IBGE, mostra que 80,95% da população do Rio Grande do Norte depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para assistência médica, o equivalente a 2.673.557 pessoas numa população de 3.302.729 habitantes.

A parcela coberta por planos de saúde privados soma 19,05% no RN, com um total de 629.172 beneficiários. O estado apresenta o menor percentual de dependência exclusiva do SUS na região Nordeste. Os dados consideram números compilados até fevereiro deste ano.

No país, 74,31% dependem exclusivamente do SUS

Entre todos os estados da federação, o Brasil tem 52.168.881 beneficiários de plano de saúde em assistência médica. Considerando os 203.080.756 habitantes no país, 74,31% ainda dependem exclusivamente do SUS. Ao todo, existem 696 operadoras e 20.850 planos ativos.

Conquista do povo brasileiro na Constituição de 88

O Sistema Único de Saúde foi instituído a partir da Constituição Federal de 1988, com o objetivo de assegurar o direito à saúde a toda a população brasileira e envolve uma gama de serviços. 

Para além das ações desenvolvidas na vacinação, atenção primária e assistência farmacêutica, o SUS também atua na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, prevenção de doenças, saúde mental e realização de transplantes.

TN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!