Escola Alcides Wanderley, em Carnaubais, oferece ensino médio integral desde 2023. - Foto arquivo. |
O Rio Grande do Norte tem avançado na ampliação das matrículas em tempo integral, mas os números ainda estão aquém do estipulado pelo Plano Nacional de Educação (PNE). O Estado pactuou 20,9 mil novas vagas – sendo 10,1 mil vagas na rede estadual e 10,7 mil para os municípios.
O índice permanece abaixo da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que exige oferta do modelo para pelo menos 25% dos alunos. Em 2024, a rede estadual registrou apenas 14% das matrículas (28 mil de 200 mil) em regime integral. Para 2025, a previsão é de 37 mil matrículas integrais, isto é, 18% das vagas – ainda abaixo da meta.
A ampliação faz parte do Programa Escola em Tempo Integral, iniciativa coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) para incentivar estados e municípios a adotar o modelo em suas redes públicas.
O programa prevê a criação de 3,2 milhões de novas matrículas até 2026, com foco em escolas que atendem populações vulneráveis. No Nordeste foram planejadas 293.938 matrículas de tempo integral. Nas redes estaduais foram pactuadas 113.620 e nas municipais foram 180.318.
Embora o avanço represente um esforço, especialistas apontam que o Estado enfrenta uma série de obstáculos.
Ainda na esteira dos resultados alarmantes do Rio Grande do Norte no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – no qual o Estado registrou o pior desempenho do País nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio – a adoção do ensino integral pode ser um caminho para reverter os maus resultados.
Para o professor Aécio Cândido, presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (CEE-RN), a permanência dos alunos na escola em horário integral cria um ambiente mais propício para o aprendizado e para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
- “A criança e o adolescente estarão o dia todo expostos a um ambiente educativo. Cabe à escola transformar esse ambiente em algo atrativo, informativo e formativo, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal e social”, concluiu Aécio.
TN
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