expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

História legislativa ganha espaço para preservar memória

Um local para preservar a memória política e legislativa do Rio Grande do Norte foi inaugurado pela Assembleia Legislativa (ALRN).

Situado na antiga residência do ex-senador e ex-governador Augusto Tavares de Lyra, na Rua Câmara Cascudo, no Centro de Natal, o memorial foi restaurado como parte de um projeto da Assembleia que visa resgatar a trajetória do Poder Legislativo.

Antes em ruínas e em estado avançado de degradação, o casarão secular passou por grande revitalização para transformar o espaço em um equipamento cultural único.

O local foi comprado pela ALRN à Arquidiocese de Natal em 2017 já com a intenção de instalar o Memorial do Legislativo Potiguar.

O prédio foi tombado em 2010 junto com o Centro Histórico de Natal pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (IPHAN).

No local, é possível observar homenagens a grandes nomes que marcaram a política potiguar, como Alzira Soriano, primeira prefeita eleita na América Latina, e Café Filho, único presidente da República nascido no RN.

Outro espaço é dedicado à trajetória de Tavares de Lyra (1872-1958), uma das personalidades mais influentes da história política do RN e do Brasil.


Nenhum comentário: