expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Pagamentos: como vai funcionar o Pix por aproximação no sistema do Google

O Google, em parceria com o Banco Central do Brasil, lançou na última segunda-feira (4) o Pix por aproximação para usuários do Google Pay em dispositivos Android. 

Essa nova funcionalidade, que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), promete simplificar e agilizar pagamentos em lojas físicas, dispensando a necessidade de digitar chaves Pix ou escanear QR Codes.

Atualmente, o Pix por aproximação no Google Pay está disponível para clientes do C6 Bank e PicPay. 

A funcionalidade também está disponível no Banco do Brasil que já fez teste com alguns correntistas para a função desde outubro. 

O Google informou que há planos para incluir outras instituições financeiras no futuro.

Como utilizar o Pix pelo Google Pay?

O Pix por aproximação funciona dentro da plataforma do Google Pay. O aplicativo é a carteira digital do Google que permite aos usuários armazenar cartões de crédito, débito, cartões de fidelidade, bilhetes de transporte e, agora, também realizar pagamentos com Pix por aproximação.

Para utilizar a ferramenta no aplicativo, o usuário precisa vincular sua conta bancária à carteira digital. Essa configuração pode ser feita no aplicativo do Google Pay ou no app do próprio banco.

Após isso, ao realizar um pagamento com essa modalidade é necessário informar ao lojista que deseja pagar através do Pix. Quando o lojista selecionar a opção “Pix por aproximação” na maquininha de cartão, é necessário desbloquear o smartphone e aproximar do leitor NFC da maquininha com o aplicativo do Google Pay aberto. 

Depois é só confirmar o valor e a conta e autenticar o pagamento com sua biometria (digital ou reconhecimento facial) que a compra será feita.


Nenhum comentário: