Ex-prefeito perdeu por diferença humilhante e está com futuro político incerto. - Na foto, ao lado de Nicolau, companheiro da chapa derrotada. |
Domingo, 13 de Outubro de 2024
Da redação
Com duas derrotas consecutivas, Dr. Thiago é o maior perdedor das eleições 2024 em Carnaubais.
Na tentativa de voltar a prefeitura, “Careca’ viu os eleitores virarem as costas para o acordão com o ‘Cabeludo’.
A derrota do filho de dona Marlene manda uma mensagem forte de insatisfação com a oposição .
Vamos analisar ponto a ponto e tentar entender fatores que contribuíram para essa derrota.
ARTICULAÇÃO FRACASSADA
Enquanto Dr. Gleudinho conseguiu formar um amplo leque de alianças com vereadores, prefeita, ex-prefeitos, ex-vereadores vereadores e líderes políticos, Dr. Thiago atraiu para si apenas o apoio do ex-prefeito Luizinho e seus comandados. A tal ‘unidade oposicionista’ sofreu com a rejeição da aliança agua e óleo. Todos ainda lembram que os Cavalcante na eleição anterior “sentava a pua” no doutor malvadeza.
FALTA DE BASE POLITICA
Thiago estava na sua terceira eleição. Ganhou uma vez e perdeu outra em 2020. Ele não mantém solidificação em grupo político, a cada 4 anos está em bloco diferente. Tentou se moldar perante o eleitorado, porém encontrou dificuldades de convencer que estava do lado certo.
O DISCURSO AGRESSIVO
O tom foi piorando ao longo da campanha, mostrando agressividade contra os adversários. Foram fortes ataques não somente ao candidato a prefeito, mas aos vereadores que tem serviço prestado a população. O palanque ficou pesado e o staff cada vez mais nervoso.
MAL USO DE PESQUISA
Repetiu na eleição de 2024 os erros de 2020, quando mostrava através de pesquisa sem credibilidade que estava na frente. Divulgou números fora da realidade das ruas. Além de enganar os aliados provocou os adversários que intensificaram a campanha na reta final.
MARCAS DO PASSADO
Quem mais prejudicou a campanha do doutor, foi ele mesmo e alguns cabos eleitorais com ficha suja e passado que o eleitor não quer mais de volta. Figura como Luizinho querendo coordenar estratégias fracassadas não poderia ter outro resultado.
O SENTIMENTO BAIRRISTA
O povo queria encerrar um ciclo de gestores de fora. De 2016 pra cá, iniciando com o próprio Thiago e continuando com a prefeita Marineide, o município estava sob domínio de ‘forasteiros’, termo que não gosto de usar, mas que o eleitor ouviu muito falar ultimamente.
A DERROTA HUMILHANTE
Poucas vezes na história das eleições em Carnaubais já se havia registrado uma diferença de votos elástica. Esse fato foi marcante, talvez nem pela maioria, mas pela forma que subestimaram o candidato adversário. Os aliados “batiam nos peitos” que Thiago estava eleito antes de contar os votos.
É O FIM DE THIAGO NA POLITICA?
É cedo pra avaliar. A derrota de hoje, pode ser o fim, porém pode ser também combustível para futuras batalhas. Quem perde uma eleição precisa se moldar as circunstâncias, ter paciência e entender os impactos da derrota sofrida. Vamos aguardar o futuro, ele tem 43 anos e ainda é um homem novo para a política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário