expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Causo político: a eleição de vereador perdida por ‘fakenews’

Da redação - Fatos de nossa história. 

João Domingos Martins foi um marcou a história com sua liderança política nas comunidades de Água Branca, Olho D’água e Tabatinga, na Várzea.

Na primeira eleição após a emancipação política de Carnaubais em 1963, João Domingos, fiel aliado do deputado Olavo Montenegro e Aluízio Alves, candidatou-se a vereador. 

Fez a campanha e estava com boa chance de ganhar a eleição. Mas naquele tempo a mentira já era usada nas campanhas e no dia da votação jogaram uma ‘fakenews’.

Já próximo ao meio dia, os partidários do candidato a vereador Manoel Alves Martins, o popular Nenzo, também residente na Água Branca, começaram a espalhar o boato de que João Domingos estava eleito e pedia para que seus eleitores votassem em Nenzo. 

O fato derrubou a votação de João Domingos. As urnas eram apuradas em Assú, no dia seguinte. Quando apuraram os votos de Carnaubais, seu João Domingos perdeu a eleição por 3 votos. Sabe quem ganhou? Nenzo.

NA ELEIÇÃO SEGUINTE 

Em 1976, João Domingos foi candidato a vice-prefeito na chapa de Ponciano Bezerra. Ganharam a eleição nas urnas de Arenosa ao Entroncamento. 

Mas o seu concorrente Valdeci Medeiros de Moura, com seu vice José Domingos, conseguiram uma vitória esmagadora  nas urnas de Porto do Mangue e venceram o pleito.

EM TEMPO

Na eleição desta ano sua filha caçula, Maria das Graças Domingos, Lolinha, disputou o mandato de vereadora.

EM TEMPO II

A família de notáveis músicos teve dois bons violonistas em nossa cidade: Avani Domingos Martins e Francisco Domingos (Chiquinho), ambos in memoriam.