expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Será o fim das 'araras' em Carnaubais?

Memorável campanha de 2012, uma das disputas eleitorais mais emblemática da história, marcou o fim de um ciclo para a nação vermelha.


 

Da redação 

Depois da extinção dos bacuraus em 2016, parece que este ano será o fim das araras vermelhas em Carnaubais, que participaram de todas as campanhas desde 1996.

Em várias eleições a disputa foi entre bacuraus e araras, do 15 e 40, do verde e do vermelho, cores vibrantes que tremulavam as bandeiras partidárias.

Porém, isso vai ficando para trás. 

As famosas aves deram lugar as outras espécies como pintinhos amarelinhos que marcaram a campanha em 2016. Já em 2020 a cor da vitória foi rosa, que deu um novo colorido a política local.

As marchinhas também mudaram, ao invés da lambada e do vermelhou no curral, a onda sonora foi a “mãe tá on” que embalou o eleitorado mais apaixonado da cidade.

Para quem mora em Carnaubais sabe muito bem a diferença de quem era Bacurau ou Arara, rivais ao longo das duas últimas décadas. Até usar roupa nessas cores no dia a dia serviam de sinais da preferência politica.

Dessa guerra política os nomes mais tradicionais nesta história recente são Dr. Zenildo e Luizinho Cavalcante, que duelaram em três campanhas consecutivas. No perde e ganha sobreviveram até onde deu, hoje ambos estão inelegíveis.

A partir de 2012 entrou em cena o empresário Dinarte Diniz, liderança mais influente nas últimas eleições em Carnaubais. (Foto arquivo do blog).


 

Em tempo

Este ano tudo indica que as campanhas terão outras cores, novos atores e muitas histórias!