expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

A memória de uma cidade é contada por meio de seus moradores


Resgatar a história da cidade de Carnaubais por meio do relatos sobre os seus moradores é o objetivo do professor Damasceno Neto.

Ele descreve figuras que deram sua contribuição através do trabalho e exemplos como cidadãos que aqui viveram ou ainda vivem.

Hoje ele destaca o popular Salvador Mendonça, pai de Dedé e Ceguinho.

Um carnaubaense de saudosa memória nascido em 1927  conhecido por todos como Salvador Mendonça,  mas que chamávamos apenas de Salvador.

Um homem simples mas que deu uma contribuição na sociedade carnaubaense como comerciante de frutas, Agricultor, marchante e também foi mini-empresário do cal, possuía uma caeira onde toda produção era vendida para as construções existe na cidade.

Salvador Mendonça era popular, gostava de brincadeira mas era um  senhor de respeito. Ele também tinha um pseudônimo pelo qual  gostava de ser chamado: PAPAI DODÔ. Muita vezes chamávamos Salvador e ele num tom de brincadeira dizia, pra você é Papai Dodô.

Era uma pessoa simples do folclore carnaubaense que através das suas estórias fazia alegria de muita gente, pois sempre estava com um “lero” engraçado para contar.

Salvador Mendonça fez um pouco de tudo, mas infelizmente no ano de 2016 nos deixou partindo para eternidade. Ficaram as lembranças, saudade de homem que no seu tempo e época fez história.

Autor: Professor Damasceno Neto

Nenhum comentário: