Desde quarta-feira (5), os servidores do Departamento
Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) iniciaram uma greve
por tempo indeterminado, como forma de protesto contra questões trabalhistas e
reivindicações salariais.
Em resposta ao movimento grevista, o Detran emitiu uma nota pública para orientar a população sobre os serviços disponíveis durante esse período.
De acordo com a nota divulgada pelo Detran-RN, o
atendimento nas unidades do departamento continua em funcionamento para os
cidadãos que possuem agendamentos de serviços. No entanto, para aqueles que não
conseguirem realizar os serviços agendados, foram apresentadas alternativas para
minimizar o impacto da paralisação.
Dentre as orientações oferecidas pelo Detran-RN, destaca-se
a possibilidade de realização de serviços de habilitação e consulta de registro
de veículos, bem como apresentação de recursos de multas, de forma online, por meio
do Portal de Serviços (portal.detran.rn.gov.br).
Além disso, o departamento informa que existem empresas credenciadas para
realizar vistoria veicular tanto na capital, Natal, quanto no interior do
estado.
As clínicas médicas e psicológicas responsáveis pelos
exames de habilitação de condutores seguem operando normalmente, segundo a nota
do Detran-RN. Adicionalmente, é possível realizar consultas e pagamentos de
boletos por meio do site oficial do departamento utilizando os botões específicos para serviços de CNH e veículos.
No que diz respeito aos serviços presenciais, o Detran-RN
informa que algumas atividades estão funcionando normalmente, como a
habilitação de condutores (provas prática e teórica), as clínicas médicas e
psicológicas credenciadas para exames de habilitação, a apreensão e liberação de
veículos, e a manutenção semafórica. No entanto, a vistoria veicular é um
serviço comprometido e pode ser realizado em empresas credenciadas pelo
Detran-RN. Já a auditoria e a abertura de processos estão funcionando de
maneira reduzida.
O Detran-RN reforça que a Direção-Geral do departamento está aberta ao diálogo com o sindicato dos servidores, com o objetivo de encontrar soluções e restabelecer completamente o atendimento e os serviços oferecidos à população potiguar.
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